Início Ação Social RSB-Social lança campanha Dia de Doar UPV e encontros formativos para fortalecer...

RSB-Social lança campanha Dia de Doar UPV e encontros formativos para fortalecer a cultura de solidariedade em Rede

58
0

Através do formato ‘Webinar’ a RSB lançou na manhã desta terça-feira (11/10) a campanha “Dia de Doar UPV” para todas as obras sociais do Brasil. A apresentação começou com a palavra do Diretor executivo da RSB, Padre Nivaldo Luiz Pessinatti. Em seguida foi apresentado o material publicitário da campanha que contém folders, posts para redes sociais, painéis e outdoors e um vídeo.

O movimento do Dia de Doar UPV tem como proposta promover um trabalho em rede e a cultura de solidariedade no Brasil Salesiano. A partir da data de lançamento, que será no dia 11/10/22, serão promovidos mais 4 encontros formativos nas áreas de Captação de Pessoa Física, Jurídica, Voluntariado e Planejamento, com o intuito de fortalecer o trabalho em rede e a captação de recursos das instituições.

O Dia de Doar é um grande movimento global para promover a doação. É uma mobilização que visa promover um país mais generoso e solidário, por meio da conexão de pessoas comprometidas com o desenvolvimento social com causas. E faz isso celebrando o prazer em doar e o hábito de doar o tempo todo. Portanto, o sucesso desse movimento depende do engajamento de cada um e cada uma!

O objetivo maior é articular um trabalho em Rede nas presenças Salesianas como o foco na promoção da solidariedade e da cultura de doação no Brasil.

Para alcançar esse objetivo, serão desenvolvidas ações formativas na perspectiva de captação de recursos e apresentação de experiências sociais realizadas, propostas de trabalho em Rede e de cunho solidário, além de proporcionar uma cultura de doação dentro dos espaços salesianos.

Dentre as ações, destacam-se o lançamento da campanha Dia de Doar, seguido de 4 (quatro) encontros formativos on-line, com carga horária total de 8 horas, a serem realizados nas datas e horários informados a seguir, no período de 11 de outubro a 29 de novembro de 2022:

  • 11/10, das 09h às 12h (horário de Brasília) – Lançamento da campanha Dia de Doar UPV.
  • 25/10, das 14h30 às 16h (horário de Brasília) – 1º Encontro formativo: Fase 1 – Unidos podemos mais!
  • 01/11, das 14h30 às 16h (horário de Brasília) –  2º Encontro formativo: Fase 2 – Empresas, uma parceria de sucesso!
  • 08/11, das 14h30 às 16h (horário de Brasília) – 3º Encontro formativo: Fase 3 – Fazer o bem sempre… é sempre bom!
  • 22/11, das 09h às 10h30 (horário de Brasília) – 4º Encontro formativo: Fase 4 – E para 2023, já pensou no que fazer?

A Rede Salesiana Brasil, a partir da União Pela Vida (UPV), adere, desde 2020, ao Dia de Doar com o nome “Dia de Doar UPV” e, consequentemente, convida todas as casas salesianas a se engajarem nesta ação, pois, além de um grande trabalho em Rede, a promoção da solidariedade é convite essencial para o carisma salesiano.

Em 2022, no dia 29 de novembro, terça-feira, o Brasil inteiro vai se mobilizar pelo Dia de Doar! Milhares de organizações estarão preparadas para receber doações e milhões de brasileiros terão oportunidade de demonstrar seu apoio.

No Brasil, o Dia de Doar foi realizado pela primeira vez em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014, o Brasil passou a fazer parte deste movimento global, que hoje conta com 75 países participando oficialmente.
Lá fora, o Dia de Doar tem o nome de #GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”. Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como a Black Friday e a Cyber Monday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day).
Aqui no Brasil, quem organiza e lidera a mobilização é a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), sendo o Dia de Doar realizado em nome do Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil, por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia. (Fonte: diadedoar.org.br)

Este é um relevante projeto nacional que visa a uma articulação plena em Rede. Ter os colaboradores atentos e matriculados na proposta é oportunizar à presença continuar promovendo um grande impacto de solidariedade interna e externa, como também um gesto concreto de amor pelo próximo.

 

Com informações: RSB