Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Rondonópolis entrega mais um sacerdote salesiano à Igreja e à Inspetoria de Campo Grande (BCG)

Rondonópolis entrega mais um sacerdote salesiano à Igreja e à Inspetoria de Campo Grande (BCG)

13 de julho de 2021

O Diácono Salesiano Rafael Gustavo Santos Souza Lopes tem 31 anos e retorna ao Brasil depois de quatro anos de estudos teológicos em Roma (ITA). “Eram mais de 40 estudantes a cada ano, provenientes de mais ou menos 23 países diferentes, com formadores dos mais diferentes países também. No início, foi uma experiência um pouco difícil, deixar a família, os amigos, o país, a inspetoria, mas devagarzinho fui aprendendo a conviver com um outro ambiente, cultura, modo de pensar. A cada dia foi um crescimento de aprender a viver, primeiro consigo e depois com o outro, uma riqueza muito grande. Posso dizer que o meu mundo salesiano abriu”, afirma.

Quando pequeno, em Rondonópolis, Rafael rezava o terço com a avó em casa, e ela o levava aos domingos à missa na capela onde começou a participar do oratório “Filhos de Dom Bosco”, depois passou a ser coroinha e a conhecer a história de São João Bosco. Hoje, já Diácono, retorna à sua cidade natal para receber o segundo degrau do Sacramento da Ordem, o Presbiterato. A perspectiva de trabalhar os primeiros anos de sacerdócio no mesmo lugar onde brotou a vocação salesiana o encanta, principalmente por dividir a missão com o P. Vanderson, também de Rondonópolis. “Será uma alegria, (trabalharmos juntos) eu e o P. Vanderson, nós que fomos juntos para o seminário, ele é um amigo que está sem medir esforços para a minha ordenação, e aonde Deus mandar, irei fazer um bom trabalho”, revela.

A ordenação sacerdotal do Diácono Rafael Gustavo Lopes acontece no próximo sábado, dia 17 de julho, às 18h (Horário MT), no Oratório Filhos de Dom Bosco, em Rondonópolis (MT). O Sacramento será ministrado pelo Bispo Auxiliar de Manaus, D. Edmilson Tadeu Canavarros. O lema sacerdotal que Rafael escolheu foi “É Cristo que vive em mim”. (CL2,20) “Eu quero que Cristo viva em mim para que eu possa mostrar para as pessoas que Cristo não é uma teoria, mas é aquele amigo que te eleva quando você está caindo, que eu quero configurar o meu coração com a figura do Bom Pastor, que carrega a sua ovelha nos braços”, explica.

Todas essas revelações do salesiano sobre a sua vocação e missão sacerdotal foram feitas em uma entrevista que você pode conferir na íntegra abaixo.

 

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS