Início Instituição de Ensino Superior Romaria Universitária a Aparecida une acadêmicos e colaboradores em comunhão com a...

Romaria Universitária a Aparecida une acadêmicos e colaboradores em comunhão com a fé

73
0

Pela primeira vez, a viagem contou com um roteiro de visitas, uniformes e história dos santos salesianos

Após dois anos de pandemia, o UniSALESIANO (Araçatuba e Lins) retomou uma das atividades pastorais mais importantes da Instituição, que é a Romaria Universitária. Aproximadamente 400 acadêmicos, colaboradores e membros da Reitoria, divididos em sete ônibus (5 de Araçatuba e 2 de Lins), tiveram a oportunidade de peregrinar por Aparecida, no último final de semana.

Pela primeira vez, a viagem contou com um roteiro de visitas ao Santuário Nacional de Aparecida, como a Torre Mirante, Cúpula da Basílica, Sala das Promessas, entre outros atrativos.

O Diretor-Geral do UniSALESIANO Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré, SDB, tomou a iniciativa de nomear os 5 ônibus de Araçatuba com os santos salesianos, como: Dom Bosco, São Domingos Sávio, Madre Mazzarello, Pe. Rodolfo e Simão, e Laura Vicuña. “Quisemos mostrar, através dessa ideia, a história dos santos patronos, aos nossos acadêmicos”, explicou.

De acordo com Pe. Erondi, a ideia, neste ano, foi uniformizar os romeiros com a intenção de dar uma maior acolhida. “Essas novas ações foram realizadas com o principal objetivo de cumprir com a finalidade da romaria, que é proporcionar aos acadêmicos momentos de oração, conhecimento e diálogo”, destacou o Diretor-Geral do UniSALESIANO Araçatuba, ao frisar que a visita à casa da Mãe sempre é alegre e cheia de fé”, destacou.

O Pró-Reitor de Pastoral do UniSALESIANO, Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB, conduziu uma celebração antes da viagem, na Igreja Universitária, em Araçatuba, com o intuito de envolver os participantes em um clima de reflexão, silêncio e oração. “Chegando em Aparecida, na manhã do dia 22 de outubro, fomos direto para a Santa Missa, e depois nos reunimos para a foto oficial. Ao longo do sábado, os romeiros ficaram à vontade para conhecer o Santuário”, explicou.

A Santa Missa foi presidida por Dom Jailton de Oliveira Lino, Bispo da Diocese de Teixeira de Freitas (BA), e concelebrada por todos os padres presentes, incluindo Pe. Erondi, Pe. Paulo Jácomo, e também o Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, Reitor do UniSALESIANO e Diretor-Geral do campus de Lins; e Pe. Delmiro Vieira do Nascimento, SDB, da Paróquia São Francisco e Santa Clara, em Araçatuba.

“A Romaria Universitária é importante porque a gente entrar dentro do aspecto confessional do nosso Centro Universitário e a nossa devoção Mariana é e precisa ser forte. Acredito que todos que viajaram a Aparecida se entregar nessa experiência, nesse compromisso com a fé”, destacou Pe. Paulo Jácomo.

Pela primeira vez, um acólito da comunidade salesiana foi convidado a servir na Santa Missa. Trata-se do acadêmico de Psicologia, Bruno Henrique Ferreira Carvalho, que coordena o grupo de acólitos da Capela São Domingos Sávio, do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”.

“Estou há seis anos no acolitato, ou seja, no serviço do altar, e foi uma grande experiência servir em um altar tão adorado pelo povo brasileiro. Agradeço também ao nosso Diretor, Pe. Erondi Tamandaré, em dar a oportunidade e confiança para eu poder desenvolver essa função tão especial”, disse Bruno.

O agente de Pastoral, Leosino Eduardo Sousa, ressaltou ter sido uma edição emocionante da Romaria, após dois anos sem a viagem por conta da pandemia. “Trouxe um resgate e uma paixão que todo esse tempo quase se apagou. A paz e a gratidão por estar ali é algo indescritível e ter a oportunidade de fazer parte desta equipe é melhor ainda. Só o UniSALESIANO nos proporciona vivências como essa”, afirmou.

Por fim, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. André Ornellas, ressaltou que o evento religioso cumpre a missão do UniSALESIANO, que é formar bons cristãos e honestos cidadãos. “Todos são convidados a participar para viver esse momento de gratidão”, concluiu.

Monique Bueno

Analista de Comunicação – UniSALESIANO