Início CG 28 RMG – “Animação e governo da comunidade – Serviço ao diretor salesiano”

RMG – “Animação e governo da comunidade – Serviço ao diretor salesiano”

48
0

(ANS – Roma) – O P. Ivo Coelho, Conselheiro Geral para a Formação, em um breve vídeo de 3 minutos, apresenta o material de animação oferecido às comunidades salesianas e a todos os confrades, para acompanhar a leitura e o compartilhamento da comunidade em “Animação e governo da comunidade – o serviço do diretor salesiano “.

Como o padre Coelho diz no vídeo, o texto está agora disponível nos 6 principais idiomas usados ​​na Congregação. “É o resultado da jornada conjunta das 7 regiões, de muitos grupos de diretores e confrades, de dois seminários internacionais e de uma paciente e gestação compartilhada do texto final”.

Aprovado pelo Reitor-Mor e seu Conselho em abril de 2019, o documento foi apresentado aos membros do GC28, nos vários idiomas e já em sua forma tipográfica final. Algumas mudanças e acréscimos apresentados durante os trabalhos do capítulo foram integrados, chegando à edição final.

Enquanto as operações de impressão começam de acordo com as indicações numéricas fornecidas pelos Inspetores, após a desaceleração causada pela pandemia, são oferecidos subsídios online para facilitar o uso desta nova ferramenta para a formação permanente de comunidades durante o primeiro ano após o Capítulo.

O P. Coelho continua: “Haverá uma entrevista em vídeo com o Reitor-Mor apresentando o processo como um todo. E então três vídeos introdutórios para cada uma das três partes, com PowerPoint , cartões e outro material. Assim, teremos quatro unidades de materiais que ajudam a ler e compartilhar na comunidade. Nós os enviaremos lentamente, cada unidade a um intervalo de cerca de três meses um do outro “.

Referindo-se ao que o Reitor-Mor afirma na introdução, o P. Coelho insiste que é um presente e, ao mesmo tempo, um caminho a seguir para cada confrade, não apenas certamente para os Diretores.

“Este texto é apenas o ponto de partida. O que importa, queridos irmãos, é o que acontece daqui em diante, casa por casa, para todos, para todos os confrades da Congregação. … É o caminho do crescimento que queremos fazer juntos, graças também a esta ferramenta ”.

A terceira parte, acima de tudo, intitulada “O diretor e a missão salesiana compartilhada”, diz respeito a toda a comunidade educativa pastoral, onde o diretor e os religiosos estão ao lado dos membros de outros grupos da Família Salesiana e de muitas outras pessoas que compartilham suas formas. A missão de Dom Bosco é diferente.

Este texto se abre em um horizonte muito amplo; incentiva e dirige a presença salesiana na Igreja, no território, entre pessoas de tantas culturas e também de diferentes tradições religiosas, onde hoje estão presentes as comunidades salesianas do mundo.

No link a seguir, você pode acessar o vídeo: