Início CG 28 Reitor-mor apresenta o comentário final da “Estreia 2020”

Reitor-mor apresenta o comentário final da “Estreia 2020”

64
0

«Seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra» (Mt 6,10)

“BONS CRISTÃOS E HONESTOS CIDADÃOS”

Enquanto apresentava o comentário à Estreia 2019 à Família Salesiana em Turim Valdocco, alguns já pediam o esboço da Estreia 2020, para poderem tê-la no início do ano educativo-pastoral de algumas partes do mundo.

Faço-o com alegria, mas insistindo que aqui apenas se esboça um esquema, um rascunho com os pontos essenciais que serão desenvolvidos quando prepararei uma reflexão ponderada, interiorizada, tranquila e, o quanto possível, profunda e compreensível ao mesmo tempo.

Gostaria que a Estreia continue a ajudar-nos a ter um fio condutor na guia pastoral do novo ano em todas as partes do mundo. Abençoo-vos a todos.

Após o encontro da Consulta mundial da Família Salesiana de maio, em Turim, pensei propor para a Estreia de 2020 um tema que, na forma de binômio, encarnasse a essência da nossa educação salesiana. Nós o recebemos do próprio Dom Bosco: ajudar os nossos adolescentes, as nossas adolescentes e jovens a serem «bons cristãos e honestos cidadãos». Precisamos aprofundar sempre mais a nossa identidade de evangelizadores e educadores da fé.

Há uma crescente fragilidade, e, às vezes, incapacidade, em ser apóstolos e missionários dos jovens. E, ao mesmo tempo, há o risco de não educar os nossos jovens para um sentido forte de cidadania, justiça social e valores evangélicos que levem a interiorizar, como programa de vida, o serviço aos outros, o empenho na vida pública, a honestidade pessoal e a “alergia” a qualquer tipo de corrupção, a sensibilidade pelo mundo da migração, o criado e a “casa comum”, que nos foi dada, no empenho pela tutela dos indefesos, dos que não têm voz, e que são descartados.

Pergunto-me: se não conseguimos educar para esses valores, o que estamos obtendo? E que evangelização estamos realizando no nome de Jesus?

Justamente por isso, este empenho educativo é hoje expressão da palavra de Jesus: «Seja feita a tua vontade, como no céu, também na terra».[1] Essa é e continuará a ser a verdadeira “política do Pai nosso” de Dom Bosco.

P. Angel Fernandez Artime

Reitor -mor

Estreia 2020