Início Comunicação Social Reitor-mor apresenta ESTREIA 2022 em ‘live’ para o mundo todo

Reitor-mor apresenta ESTREIA 2022 em ‘live’ para o mundo todo

64
0

“Façam tudo por amor, nada pela força” é o tema da “Estreia 2022” do Reitor-mor, P. Ángel Fernández Artime a toda a Família Salesiana. Apesar de que o tema já ter sido revelado em julho deste ano, tradicionalmente ele é apresentado com maior profundidade na última semana do ano. Essa apresentação aconteceu nesta terça-feira (28/12) em uma transmissão de vídeo ao vivo para todo o mundo, em que o Reitor-mor salesiano foi entrevistado pelo P. Silvio Roggia, do Dicastério para a Formação, aprofundando a frase inspirada em São Francisco de Sales.

A transmissão feita pelas redes sociais da ANS – Facebook e Youtube – teve 97 minutos de duração e contou também com a participação de integrantes das equipes de comunicação de diversas partes do mundo. A Delegada para a Comunicação Social nas Américas, Zaida Navarrete e o P. João Carlos Ribeiro, Delegado de Comunicação da Inspetoria de Recife, representaram as Américas Central e Cone Sul na entrevista. O P. Francisco Javier Valiente Moreno, da Espanha, representou a Europa e o P. Ambrose Pereira, representou a Ásia Leste e Oceania. Ao final, foi apresentado o vídeo produzido pelo Dicastério da Comunicação com o tema da ‘Estreia”.

O tema da “Estreia 2022” foi escolhido a partir dos ensinamentos de São Francisco de Sales para celebrar os 400 anos de sua Páscoa definitiva, ocorrida em 28 de dezembro de 1622. “Sabemos que Dom Bosco ficou profundamente impressionado pela extraordinária figura deste Santo. Foi para ele uma autêntica inspiração, sobretudo porque era um verdadeiro pastor, um mestre de caridade, um trabalhador incansável pela salvação das almas”, afirmou D. Ángel Artime na sua carta de apresentação da “Estreia 2022”.

A proposta da mensagem do Reitor-mor salesiano é um convite para que toda a Família Salesiana encontre na espiritualidade de São Francisco de Sales as magníficas características do espírito salesiano de Dom Bosco. Essa busca de afirmação da identidade salesiana já havia sido apresentada pelo Reitor-mor durante o Capítulo Geral 28, registrado no documento final capitular (ACG 433).

Durante a entrevista com o P. Silvio Roggia, D. Ángel destacou a “Centralidade do Coração” na espiritualidade e pedagogia de São Francisco de Sales. O “Tratado do amor de Deus” são as conferências para o primeiro grupo de Visitandinas, escritas e editadas em forma de livro. É também a base da formação de Santa Margarida Maria Alacoque que, 51 anos após a morte de São Francisco, tem as revelações que abrem na Igreja o caminho para a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. O pensamento de São Francisco de Sales foi a inspiração para Dom Bosco criar o seu Sistema Preventivo e toda a espiritualidade associada à sua obra, tanto que nomeou a ordem religiosa de “Salesianos”, destacou o Reitor-mor.

A transmissão foi realizada com tradução simultânea do italiano para 4 línguas (espanhol, inglês, português e francês) e acompanhada por salesianos – religiosos e leigos – no mundo inteiro. Você pode conferir a íntegra da transmissão no link abaixo.

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02