Início Comunicação Social P. Ángel Artime anuncia o tema para o Capítulo Geral 29 dos...

P. Ángel Artime anuncia o tema para o Capítulo Geral 29 dos salesianos

301
0
Dom Ángel Fernandez Artime anunciou o tema para o Capítulo Geral 29. Foto: ANS

Por ocasião do envio missionário salesiano, domingo, 24 de setembro de 2023, em Turim-Valdocco, o Reitor-Mor dos Salesianos, P. Ángel Fernández Artime, divulgou o tema do Capítulo Geral 29 (CG29): “Apaixonados por Jesus Cristo, Dedicados aos Jovens – Por uma vida fiel e profética da nossa vocação salesiana”.

“No dia em que – como fez nosso Pai, Dom Bosco, naquele 11 de novembro de 1875 em Valdocco – celebramos o envio missionário da 154ª Expedição Missionária, tenho também a satisfação de partilhar convosco a reflexão e a decisão que tomamos nestes dias, depois de proceder a uma ampla consulta às Inspetorias, sobre o nosso próximo Capítulo Geral 29” – disse o Reitor-Mor ao comunicar o tema do CG29.

Apresentando os pontos salientes da Carta de Convocação do CG29, que se fará segundo estabelece o art. 150 das Constituições Salesianas, e será publicada nos próximos dias, o Reitor-Mor ilustrou as motivações profundas da escolha do tema, afirmando que ele “è fruto de uma densa e profunda reflexão, levada a termo no Conselho Geral com base nas respostas recebidas das Inspetorias e na visão que temos da Congregação neste momento”.

Como “sinal principal da unidade na diversidade da Congregação” (C. 146), o CG29 se abrirá em Turim-Valdocco em 16 de fevereiro de 2025 para encerrar-se em 12 de abril de 2025, à vigília da Semana Santa, no mesmo dia em que Dom Bosco chegou a Valdocco com os seus meninos, no ano de 1846, após adaptar um telheiro para Capela.

Comunicou, além disso, o Sucessor de Dom Bosco, o nome do Regulador do Capítulo: P. Alphonse Owoudou, Conselheiro Regional para África-Madagascar. Uma escolha, que, explicou o Reitor-Mor, ocorreu “depois de rever a história dos últimos Capítulos Gerais, dos seus Reguladores, levando em conta tanto a realidade da nossa Congregação (diversidade cultural e étnica) quanto o crescimento da Congregação, quer na Região África-Madagascar quer na Ásia Sul e em variadas realidades da Ásia Leste-Oceânia”.

Partindo do objetivo próprio de um Capítulo Geral, que é o de “oferecer um momento de ‘projetação’, em que se aprofundam os desafios principais que se apresentam à Congregação, e se escolhem as linhas prioritárias de ação para o seu futuro” (Regulamentos), o Reitor-Mor sublinha que “há o desejo e a expectativa de um Capítulo Geral corajoso, em que se enfrentem as realidades, sem perder-se em frases bem soantes que não chegam à vida. Pelo geral, os coirmãos desejam uma Congregação sempre fiel a Deus e por isso fiel a Dom Bosco. Querem que todos vivamos para Deus e por nossa missão”.

“O que mais importa – acrescentou ainda o Reitor-Mor, falando do CG29 – é sentir-se cada vez mais consagrados por Deus, sendo ao mesmo tempo significativos, proféticos. Queremos por isso mover-nos por uma caminhada concreta, muito prática, sem deixar de partilhar as boas… práticas”.  

O tema do Capítulo Geral, explicou P. Á.F. Artime, é único e articulado em três núcleos:

–       Núcleo 1 – Animação e zelo pela vida verdadeira de cada salesiano.

–       Núcleo 2 – Juntos – Salesianos, Família Salesiana, Leigos – ‘com’ e ‘para’ os Jovens.

–       Núcleo 3 – Uma corajosa revisão e reprojetação do Governo da Congregação em todos os níveis.

Com grande esperança e confiança, o Reitor-Mor conclui sua Carta pedindo a bênção de Nossa Senhora, confiando-Lhe a preparação e a celebração do CG29: “Que a nossa Mãe Auxiliadora, Mãe da Igreja, nos acompanhe como acompanhou Dom Bosco: por toda a vida, até à hora em que lhe fez compreender que ‘tudo tinha sido feito por Ela”.

Com informações: ANS