Início Comunicação Social Reitor da UCDB recebe condecoração da Ordem Guaicurus do Mérito Judiciário do...

Reitor da UCDB recebe condecoração da Ordem Guaicurus do Mérito Judiciário do Trabalho

39
0

Pe. Ricardo Carlos, Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), recebeu a condecoração da Ordem Guaicurus do Mérito Judiciário do Trabalho na noite desta sexta-feira (18). A homenagem de “Grande Oficial” foi concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-MS) ao sacerdote salesiano em uma solenidade realizada na sede do órgão, em Campo Grande.

A outorga da comenda ao Pe. Ricardo foi sugerida pelo desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Reitor. Na data, outras 28 pessoas foram agraciadas com a honraria e as homenagens foram concedidas nos graus de “Grã-Cruz”; “Grande Oficial”; “Comendador” e “Oficial”.

Por meio de parcerias firmadas entre a Católica e o TRT 24ª Região, vários trabalhos são realizados em conjunto. Uma dessas ações prevê o resgate histórico em que acadêmicos de História e Direito da UCDB, que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic,) analisam processos trabalhistas cedidos à Universidade pelo tribunal para serem objeto de estudo acadêmico.

As análises resultam em artigos científicos e duas obras literárias já foram produzidas. Coordenado pela professora Maria Augusta Castilho, o trabalho recebe o apoio das docentes Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat e Dra. Arlinda Cantero Dorsa e é realizado, há mais de 10 anos, no Laboratório de História da UCDB.

Mais do que essa iniciativa, desde maio deste ano, a Católica também desenvolve um projeto gratuito voltado para a promoção de saúde mental aos servidores. O trabalho é gerenciado pela professora Dra. Liliana Andolpho Magalhães Guimarães, coordenadora do Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho da Católica que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Para que os servidores tenham fácil acesso ao atendimento psicológico sem que exista a necessidade de eles saírem do ambiente de trabalho, neste projeto, a equipe da Católica atua em uma sala no prédio do TRT 24ª região — método denominado plantão psicológico. Após o primeiro atendimento, se for identificada a necessidade de um acompanhamento mais aprofundado, os servidores são encaminhados para o Ambulatório de Saúde Mental e Qualidade de Vida do Trabalhador localizado na Clínica-Escola da UCDB.

Natalie Malulei