Início Instituição de Ensino Superior Reitor da UCDB abre VIII edição do Encontro da Rede PDImat

Reitor da UCDB abre VIII edição do Encontro da Rede PDImat

47
0

A VIII edição do Encontro da Rede PDImat – Encontro de Campo Grande 2022, foi aberta nesta segunda-feira (7),  no Pátio UCDB, e contou com a participação do Reitor da Universidade, além da presidente do  Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS), Vania Abreu de Mello, do diretor executivo da Associação Brasileira do Aço Inoxidável, Paulo Ricardo de Andrade, e do coordenador do comitê executivo da rede de engenheiros, professor Sérgio Rodrigues Barra, compuseram a mesa. O evento, que é sediado na Católica com transmissão pela internet e vai até o dia 9, contou na abertura com apresentação do Coral da UCDB.

“A pesquisa, a inovação e o desenvolvimento são necessárias sim. Não podemos nos esquecer que tudo tem que mirar o ser humano. É o ser humano que propõe soluções. São os seres humanos que discutem esses problemas. Que o diálogo, que a troca de informações, que o fortalecimento de parcerias contribuam verdadeiramente para o crescimento da indústria do nosso Estado e do nosso País”, destacou o Reitor da Católica, Pe. José Marinoni.

O encontro nacional discute como melhorar conhecimentos em Engenharia e como trazer formação para dentro das universidades, com palestras, minicursos, mesas-redondas, apresentação de artigos, exposição de pôsteres, mostra de produtos, serviços e projetos paras as engenharias. “São muitas portas que se abrem para os nossos acadêmicos, quando a gente pensa no conhecimento e nas possibilidades dentro dessa rede de contatos”, destaca o coordenador dos cursos de Engenharias da Católica, professor Marcos Alves.

Para o coordenador do comitê executivo da rede de engenheiros, professor Sérgio Rodrigues Barra, o evento que demorou oito meses para ser realizado tem alguns diferenciais. “Obrigatoriamente tem de ser feito dentro de uma universidade. A inscrição tem de ser gratuita e permite que a universidade hospede um congresso de engenharia internacional. Proporcionando que os alunos tenham acesso gratuito e de qualidade a conhecimentos de ponta na área da engenharia”, pontuou.

Na palestra de abertura ‘Desafios na implantação da Indústria 4.0 no Brasil’, ministrada pela gerente de política industrial da Confederação Nacional da Indústria, Samantha Cunha, ela destacou que “A CNI entende que a engenharia é uma peça chave do momento que estamos vivendo agora, em razão da quarta revolução industrial, que diz respeito às tecnologias digitais. Tendência que foi acelerada com a pandemia e que cada vez mais esses conceitos estão presentes em nosso cotidiano”, ressaltou.

Ainda pela manhã, os participantes vão acompanhar a palestra ‘Aço galvalume: fundamentos, características e aplicações’, com o professor Wily Ank de Morais, da Universidade Santa Cecília. Confira aqui a programação completa.

Todos os alimentos arrecadados com a inscrição, que solicitou a colaboração com dois quilos de alimentos não perecíveis, serão revertidos para o Hospital São Julião, em Campo Grande. Mais informações pelo o endereço eletrônico www.redepdimat.org/ecg20

Gilmar Hernandes

Assessoria de Comunicação UCDB