Início Instituição de Ensino Superior Pró-Reitores apresentam planos para 2024 durante acolhida docente na UCDB

Pró-Reitores apresentam planos para 2024 durante acolhida docente na UCDB

Universidade Católica Dom Bosco realiza tradicional evento de boas-vindas aos professores

234
0
Pró-reitores fazem acolhida ao grupo docente da UCDB. Foto: Divulgação Assessoria UCDB

Na noite de segunda-feira (05/02), a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) deu início à sua tradicional Acolhida dos Docentes, marcando o início do semestre letivo. O evento contou com a presença dos Pró-Reitores Taner Douglas Bitencourt, que atualmente exerce a Reitoria, Rúbia Renata Marques (Graduação e Extensão), Cristiano Marcelo Espínola Carvalho (Pesquisa e Pós-graduação) e Pe. Rafael Lopes, recentemente empossado na Pró-Reitoria de Pastoral e Assuntos Comunitários.

A noite teve início com a animação da banda da Pastoral, seguida por um momento de oração conduzido pelo Pe. Rafael, que aproveitou a ocasião para se apresentar e compartilhar um pouco de sua trajetória até chegar à UCDB. Em seguida, o grupo “Senta que o Leão é Manso” prestou uma emocionante homenagem aos 70 anos da obra “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto.

O Professor Taner Bitencourt destacou algumas ações realizadas ao longo de 2023 e traçou uma linha do tempo desde 1961 até os dias atuais. “Precisamos deixar claro o tamanho da UCDB e sua relevância, antes que outras pessoas ou instituições se apropriem de nossas conquistas”, enfatizou, relembrando a missão institucional e os valores do carisma salesiano.

A Professora Rúbia Marques compartilhou os planos para o novo ano letivo, ressaltando o desafio de engajar os estudantes e a importância de desenvolver habilidades diariamente. Por fim, Cristiano Carvalho apresentou os resultados obtidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, destacando a relevância da UCDB nos rankings nacionais e internacionais.

Semana Pedagógica: Formação contínua para os docentes

A semana de Formação Docente teve continuidade na terça-feira (06/02), com atividades que visam aprimorar o trabalho dos professores. Pela manhã, foi realizada uma formação sobre os princípios salesianos, seguida por uma palestra sobre Comunicação não violenta e resolução de conflitos. À tarde, aconteceu uma oficina sobre Ambiências formativas com as IAs, via Google Meet.

Para esta quarta-feira (07/02), estão programados um encontro sobre os “Processos de ensinagem na Universidade: princípios da avaliação por competências” pela manhã, e à noite uma mesa-redonda sobre a Curricularização da Extensão, com a participação da Pró-Reitora Rúbia Renata Marques.

Na quinta-feira (08/02), as atividades incluirão oficinas sobre Design Thinking e Google Classroom, além de rodas de conversa sobre o “Uso pedagógico dos modelos de inteligência artificial” e “Atuação psicopedagógica: quando procurar ajuda?”.

Reflexões finais sobre a vida universitária

Encerrando a programação, na sexta-feira (09/02), pela manhã, está prevista uma mesa-redonda para discutir “Reflexões sobre as relações interpessoais em uma universidade salesiana”, no auditório do bloco A.

Com informações: Assessoria UCDB