Início Missões Indígenas Primeiro Encontro de Agentes de Pastoral neste ano em Sangradouro promove união...

Primeiro Encontro de Agentes de Pastoral neste ano em Sangradouro promove união e aprendizado

Primeiro Encontro de Agentes de Pastoral em Sangradouro promove união e aprendizado

263
0
Sangradouro recebe primeiro encontro de agentes de pastoral xavante. Foto: MSMT

Nesta sexta-feira (23/02), a comunidade salesiana de Sangradouro, sob a liderança do padre Juan Carlos Uscola, pároco local, organizou o que se tornou o primeiro encontro de agentes de pastoral na região em 2024. O evento envolveu os representantes das aldeias do município de General Carneiro. O propósito principal foi a capacitação e conscientização sobre a responsabilidade e serviço inerentes ao papel de agente de pastoral, além da realização de celebrações da Palavra.

Grande número de participantes

A atividade começou às 8h com um café da manhã, reunindo representantes de diversas aldeias, tais como Sangradouro, Apitópré, Coração de Jesus, Cabeceira da Pedra, Cachoeira, Santa Julieta, Tres Rosa, Abelhinha, Santa Glória, Bom Jesus, Três Maria, São Sebastião, N.S da Guia, N.S Auxiliadora, Cantina, Tsorépré, São Cristóvão, Santo Amaro, Bom Sucesso e Eterãi’rã.

Após a refeição, aconteceu a oração de abertura seguida de uma breve análise da presença dos salesianos nas aldeias. Posteriormente, os coordenadores apresentaram as diretrizes para a realização de uma celebração da Palavra, culminando no momento do almoço, durante o qual os participantes puderam desfrutar de uma refeição preparada com carinho pelo ecônomo da comunidade, mestre Altair, e pela cozinheira, dona Joana.

Estudo de cantos e liturgia

Na sequência, os participantes engajaram-se em um estudo sobre o significado dos cantos na liturgia e colocaram em prática o aprendizado através da divisão em grupos e ensaio para a missa. O entusiasmo dos grupos ficou visível durante as apresentações, culminando em uma celebração Eucarística marcada pela emoção e participação ativa.

Ao término da missa, padre Juan Carlos compartilhou a notícia sobre a chegada do décimo sucessor de Dom Bosco a Sangradouro, o que gerou grande expectativa entre os presentes.

O evento encerrou-se com um lanche compartilhado entre os participantes, que foram auxiliados pelos salesianos da comunidade no transporte de volta para suas aldeias, garantindo assim a segurança e conforto de todos os envolvidos. Segundo relatos dos participantes, o encontro foi extremamente positivo e motivador, evidenciando o sucesso dessa iniciativa em fortalecer os laços comunitários e promover o aprendizado mútuo entre os agentes de pastoral da região.