Início Missões Indígenas Primeira-dama de MT é recebida com apresentações culturais e celebração religiosa em...

Primeira-dama de MT é recebida com apresentações culturais e celebração religiosa em Meruri

28
0
Primeira Dama de MT entrega veículo, poço artesiano e reforma de escola na presença salesiana de Meruri. Foto: Divulgação Assessoria

A primeira-dama do Estado de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi recebida na segunda-feira (28.08) com festa pela comunidade da aldeia Meruri, pertencente à etnia Boe-Bororo, situada no município de General Carneiro. A visita da primeira-dama ocorreu em meio ao evento do Mutirão Cidadania, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

A chegada de Virginia Mendes foi motivo de festa para os moradores da aldeia, que conta com aproximadamente 600 habitantes. Apresentações culturais marcaram o evento, com danças e cantos típicos da etnia indígena, além de uma celebração religiosa de coroação de Nossa Senhora.

Durante o evento, foram realizadas importantes entregas de programas sociais e recursos para a comunidade. A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) efetuou a distribuição de benefícios dos programas SER Família Solidário e Aconchego, impactando positivamente as vidas dos Boe-Bororo.

Além disso, a Secretaria de Estado de Agricultura (Seaf) entregou uma caminhonete Hilux que servirá para impulsionar as atividades agrícolas na região. Ações voltadas para a saúde também estiveram em destaque, com a entrega de cadeiras de rodas pelo Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde.

A visita não se limitou apenas a celebrações e entregas simbólicas. A comitiva teve a oportunidade de inspecionar de perto a reforma da Escola Estadual Indígena Sagrado Coração de Jesus. A primeira-dama Virginia Mendes compartilhou seu entusiasmo com a obra em andamento e agradeceu a colaboração do secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Virginia Mendes, conhecida por sua conexão com as comunidades indígenas, expressou seu contentamento com o encontro. Ela declarou: “Eu digo que eu tenho uma alma indígena, eu amo vir para as aldeias. Agradeço principalmente a Deus e a todas as orações que recebi de todos vocês”.

O cacique Osmar Aroenoguaijwy ressaltou a importância do apoio da primeira-dama, do Governo do Estado e da gestão municipal para as conquistas e melhorias que a aldeia Meruri tem experimentado. O cacique afirmou: “Temos contato direto com o município, com o Estado e esse contato é responsável por isso que estamos vivendo, de melhoria para nosso povo”.

A celebração culminou com homenagens à primeira-dama Virginia Mendes, envolvendo apresentações culturais que incluíram danças, cantos tradicionais da etnia Boe-Bororo e até mesmo uma encenação teatral representando a chegada da missão salesiana.

O evento reforçou o compromisso da primeira-dama Virginia Mendes e do Governo do Estado de Mato Grosso com as comunidades indígenas e suas demandas, trazendo não apenas benefícios práticos, mas também fortalecendo os laços culturais e espirituais que unem a região.

Com informações: Assessoria de Comunicação do Governo MT