Início Ação Social Presenças Salesianas fazem homenagens às mães

Presenças Salesianas fazem homenagens às mães

74
0

As duas primeiras semanas do mês de maio foram repletas de homenagens em todos os cantos da inspetoria de Campo Grande. As festas marianas, típicas dos ambientes salesianos, estenderam-se para as homenagens às mães.

Corumbá — Nas obras sociais, os protegidos da Oficina de Artes fizeram lembranças para o dia das mães e também aconteceu o Festival de Prêmios na sexta-feira (12/05). Já na escola Dom Bosco, foi realizada a ação “Família na Escola”. O diretor das obras sociais, P. Jair Marques agradeceu a participação da comunidade. “Nós agradecemos a todos aqueles que colaboraram participando do nosso festival de prêmios, em favor de todas as crianças, adolescentes e jovens da Cidade Dom Bosco. Nossos agradecimentos também aos nossos patrocinadores que ajudaram a realizar este evento e a todas as famílias que vieram participar e prestigiar a nossa iniciativa. Que a bênção de Deus esteja sobre todos”, declarou.

O Colégio Salesiano de Santa Teresa realizou também na sexta-feira uma série de homenagens a todas as suas colaboradoras que são mães e também aos aniversariantes do mês. Tudo ocorreu dentro do projeto Koinonia, que é realizado mensalmente e se propõe a ser um momento de formação espiritual e intelectual por meio de dinâmicas e palestras.

Para a homenagem às mães, foi convidada a sra. Marilda, uma leiga atuante na vida do Santuário e que deu o seu testemunho de como ser mãe inspirando-se em Nossa Senhora. Em seguida, o P. João Neto apresentou um vídeo e conduziu o momento de coração a Nossa Senhora Auxiliadora. Ao final todos se encontraram no refeitório da comunidade religiosa para receberem os mimos e partilharem um delicioso bolo.

 

Araçatuba — Os alunos fizeram a Coroação de Nossa Senhora Auxiliadora na Capela do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”, de Araçatuba em dia de homenagem às mães. A homenagem à mãe de Jesus e nossa mãe quis abraçar a todas as mães, trabalhadoras do colégio e mães dos alunos.

No UniSALESIANO Araçatuba, a homenagem às mães colaboradoras aconteceu durante a Formação Salesiana, no sábado (13/05), com uma celebração presidida pelos padres Erondi Tamandaré e Paulo Jácomo foi feita a homenagem às mães colaboradoras da instituição. Em seguida, elas foram presenteadas com uma necessaire, oração e bombons.

Três Lagoas — No Centro Juvenil Jesus Adolescente, para  as participantes que já são mães, houve, na sexta-feira, um momento de reflexão sobre a importância da data e entrega de lembranças. Aos adolescentes também houve uma distribuição de lembranças para serem entregues às mães. Para as crianças do oratório, dia 26 de maio haverá uma ação de apresentação de dança e música em homenagem para as mães e coroação de Nossa Senhora

No Colégio Dom Bosco de Três Lagoas, os alunos de todos segmentos (educação infantil ao ensino médio) realizaram uma seção de ‘academia’, apresentando coreografias. Foram vários momentos de homenagem para as mães da comunidade educativa. Uma noite linda, recheadas de grandes emoções. A felicidade de ver as mães emocionadas, por verem seus filhos no palco dançando, cantando e declarando poesias, contagiou a todos os presentes. As homenagens aconteceram no palco do Anfiteatro Dercir Pedro de Oliveira campus II da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Campo Grande — No Colégio Salesiano Dom Bosco as homenagens aconteceram em duas realidades: Para o Ensino Infantil e Fundamental I foram realizadas apresentações artísticas no Teatro Dom Bosco com o tema: “São tantas Emoções, Mamãe!”. (Música, Dança, Poesias e Coroação de Nossa Senhora). Já para o Ensino Médio e Fundamental II foram realizadas 3 celebrações de Missas com Benção Especial para as Mães, homenagem e coroação de Nossa Senhora, montagem de um mosaico de fotografias com o tema: “Minha Mãe, Minha Rainha!”

Na Sede Inspetorial os colaboradores administrativos participaram de uma celebração na capela da Comunidade São José em homenagem às mães. O Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil Vocacional, P. Aldir da Silva presidiu a celebração em que Nossa Senhora foi apresentada como modelo de mãe e, as mães trabalhadoras da instituição receberam a benção por intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora. Em seguida, foi servido um pequeno coquetel com salgados, bolo e refrigerante para festejar o dia das mães.

Meruri — Na Presença Missionária de Meruri-MT, durante a celebração Eucarística dominical foi feita a coroação de Nossa Senhora Auxiliadora realizada pelas mães e também uma entrega de lembrancinhas. Os jovens participantes da GINCANA MARIANA homenagearam as mães com o canto “Maria, Maria” de Milton Nascimento. No Oratório festivo, foi realizada uma gincana com as mamães. A atividade foi feita em parceria com a Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus. Também foi produzido um vídeo para as redes sociais destacando a maternidade entre os Boe-Bororo.

Rondonópolis — Na presença Salesiana de Rondonópolis, foi feito um festival de prêmios para as mães dos atendidos, realizado em parceria com o banco Sicoob. As atividades começaram às 14h com uma oração inicial com o padre Danilo Rinaldi e uma mensagem do adolesceste Vitor, que dedicou a todas as mães que estavam presentes. Todos entoaram o “Parabéns” e, em seguida, padre Danilo falou sobre a importância da figura da mãe na vida de um filho e citou a Virgem Maria como modelo de esposa e mãe. Também foi apresentado um teatro lembrando a luta das mães no dia a dia,  cada uma com sua função e luta. Após a apresentação foi iniciado o festival de prêmios com diversos brindes para as mães. Ao final foi servido um lanche com delicioso cachorro quente.

Cáceres — No Colégio Salesiano Santa Maria aconteceram apresentações das crianças da educação infantil com as mães, na sexta-feira durante o dia e, à noite, foi celebrada uma Santa Missa com as mães. No sábado pela manhã houve momentos de convivências e atividade com as mães, sendo elas: apresentações, bingo, jogos e piquenique.

Lins — Na sede do UniSALESIANO, em Lins, foram realizadas duas celebrações com entrega de lembranças. A primeira na segunda-feira (08/05), para os universitários  e uma outra, na segunda-feira (15/05), para as colaboradoras.

Sangradouro — Na Terra Indígena de Sangradouro, foram celebradas três missas dominicais em três aldeias diferentes. Nessas celebrações, em homenagem do dia das mães, os sacerdotes destacaram a importância das mães, transmitiram o parabéns a elas pelo canto cultural e diante da comunidade, rezaram por elas e dando uma bênção especial.

Cuiabá — No Colégio Salesiano Santo Antônio, em Coxipó da Ponte, os pequenos da Educação Infantil prepararam momentos de amor e cuidado em forma de apresentação musical em português e inglês, homenagens afetivas e mimos para as mamães. A escola presenteou as mamães colaboradoras do CSSA, que dão todo seu amor e cuidado em forma de trabalho.

No Colégio Salesiano São Gonçalo, os alunos foram divididos em grupos para fazer apresentações em homenagem às mães no teatro da escola. Na abertura, o diretor da Pastoral do colégio, P. Danilo Guedes afirmou que “precisamos revisitar a figura materna, mas a figura materna a partir da Virgem Maria, modelo de mãe. Uma mãe que não olha para si mesma, uma mãe que não é individualista ou egocêntrica, mas é uma mãe que se gasta, que se doa e se entrega com amor, por amor e no Amor”.