Início Missões Indígenas Presenças salesianas de Primavera do Leste e Meruri recebem visita do P....

Presenças salesianas de Primavera do Leste e Meruri recebem visita do P. Miguel Ángel

35
0
Padre Miguel Ángel Garcia visita Primavera do Leste e Meruri. Fotos: MSMT

O Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana, P. Miguel Ángel Garcia deixou a sede inspetorial da Missão Salesiana de Mato Grosso em Campo Grande (MS) nesta sexta-feira (01/09) e percorreu 622 Km de carro até a presença salesiana de Primavera do Leste (MT). Ele foi acompanhado pelo Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil Vocacional da Inspetoria de Campo Grande, P. Aldir da Silva.

Em Primavera do Leste, P. Miguel Ángel foi recebido pelo diretor da presença salesiana local, P. Ângelo César Cenerino, pelo vigário paroquial, P. Denílson Bezerra e pelo ecônomo da comunidade e diretor do Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco naquela cidade, Ir. Damião de Jesus Souza.

O primeiro local visitado foi a Matriz da Paróquia Salesiana Nossa Senhora da Salete. Lá, P. Miguel conversou com colaboradores e paroquianos, e fazer uma breve oração. Em seguida, o Ir. Damião acompanhou o Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana até o Centro Social Salesiano Dom Bosco. Lá, ouviu do “Mestre Damião” os detalhes sobre os projetos educativos e pastorais realizados. Também conversou com colaboradores e com alguns dos jovens atendidos no local. Assistiu a uma apresentação de dança de um grupo de oratorianas e algumas músicas do Coral Infantil do Centro Social Dom Bosco.

Na parte da tarde, P. Miguel Ángel percorreu mais 175 Km até a Presença Missionária Salesiana de Meruri, onde fica a Paróquia Sagrado Coração de Jesus dentro da aldeia dos povos originários Boe-Bororo. Lá, ele foi recebido pelo diretor da presença salesiana, P. Andelson de Oliveira. Também conversou com lideranças indígenas e conheceu o museu Bororo onde estão expostos diversos artefatos e objetos do povo Boe-Bororo. Ainda visitou a escola indígena que está sendo reformada pelo Governo do Estado de Mato Grosso, e os locais de projetos sociais desenvolvidos pelos salesianos junto aos bororo.

Ainda em Meruri, P. Miguel Ángel visitou os túmulos dos Servos de Deus, P. Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo. Também foi à região dos Tachos conhecer o local do primeiro cemitério dos mártires e o marco em homenagem aos salesianos pioneiros da Missão de Meruri. De volta à sede da presença missionária, celebrou a Santa Missa na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, ao lado do P. Aldir e do P. Andelson, para os líderes da comunidade.

De Meruri, P. Miguel Ángel segue ainda neste final de semana para Cuiabá, onde visitará as presenças salesianas da capital do Estado de Mato Grosso.