Início Comunicação Social Postulação Geral para causa de santidade realiza II Seminário para promover as...

Postulação Geral para causa de santidade realiza II Seminário para promover as Causas de Beatificação e Canonização da Família Salesiana

O Secretário Inspetorial, P. João Bosco Maciel e o salesiano irmão Fábio Júlio representam a Missão Salesiana de Mato Grosso (BCG) no evento

24
0
P. Pierluigi Cameroni é o coordenador do seminário realizado em Turim (ITA). Foto: ANS

Com o objetivo de promover as causas de beatificação e canonização da Família Salesiana (FS), teve início nesta quarta-feira (06/09), na Casa-Mãe dos Salesianos, em Turim-Valdocco, o terceiro seminário internacional dedicado a esse importante tema. O evento, coordenado pela Postulação Geral para as Causas dos Santos da FS e guiado pelo P. Pierluigi Cameroni, é uma iniciativa que reúne mais de 80 participantes de cerca de quinze países diferentes, representando diversos Grupos da FS mundial. A presença do Reitor-Mor dos Salesianos, P. Ángel Fernández Artime, é esperada em momentos cruciais do encontro.

Este seminário de quatro dias tem objetivos bem definidos e abrange diversas dimensões. Em conformidade com a tradicional estrutura da pirâmide invertida, apresentamos a seguir os principais destaques do evento:

Consciência e Competência na Promoção das Causas de Canonização e Beatificação

O evento visa, em primeiro lugar, transmitir aos participantes uma “maior consciência e competência neste serviço que é autêntico ministério na Igreja e na Família carismática de Dom Bosco”. Através de palestras, discussões e vivências, os envolvidos aprofundarão seu entendimento sobre a importância dessas causas na Igreja.

Santidade em Todas as Suas Formas

De maneira indireta, o seminário busca “recuperar e difundir a atenção à santidade em todas as suas formas e nas pessoas concretas nas quais ela se manifesta”. Os participantes serão instigados a compreender a santidade como testemunho da bondade divina e como uma possibilidade concreta de viver o Evangelho.

Palestras, Mesa-Redonda e Celebrações Litúrgicas

A programação intensa inclui uma variedade de atividades, desde palestras e mesas-redondas até celebrações litúrgicas. Na quinta-feira, haverá uma mesa-redonda abordando estudos de caso relacionados às Causas de Beatificação e Canonização, destacando figuras como o Venerável P. Francesco Convertini SDB e a Venerável Ir. Teresa Valsé Pantellini FMA. A liturgia, como elemento fundamental da vida cristã, também será explorada.

O Papel dos Milagres na Santidade

Na sexta-feira, o foco será nos milagres, com a apresentação dos elementos científicos e teológicos necessários para a verificação de um suposto milagre. Experiências ligadas a milagres e supostos milagres em Inquéritos também serão compartilhadas, proporcionando uma visão completa sobre esse aspecto fundamental das Causas de Beatificação e Canonização.

Dimensão Laical da Santidade Salesiana

No sábado, os participantes explorarão a dimensão laical da santidade salesiana, com ênfase nas figuras dos Servos de Deus Akash Bashir e Vera Grita, bem como nos mártires Simão Bororo e Alexandre Planas. A peregrinação ao Colle Don Bosco e Capriglio será uma oportunidade para vivenciar a história e espiritualidade salesiana.

Eucaristia e Encerramento

O último dia, domingo, será marcado pela Eucaristia presidida pelo Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, e pela análise final do seminário nas palestras do P. Cameroni e do P. Á. F. Artime.

Este evento representa um esforço contínuo da Família Salesiana para promover e celebrar a santidade em sua comunidade, reconhecendo a importância dos santos e beatos como exemplos inspiradores de vida cristã.

O seminário proporcionará uma valiosa oportunidade para os participantes aprofundarem seu entendimento e compromisso com as Causas de Beatificação e Canonização, contribuindo assim para a expansão do legado de Dom Bosco e da Família Salesiana. O encerramento está previsto para domingo, dia 10 de setembro.

Com informações: ANS