Início Comunicação Social Perfil de Formadores e das Casas de Formação Salesianas é tema de...

Perfil de Formadores e das Casas de Formação Salesianas é tema de Encontro da CRF Cone Sul e Interamérica

38
0

Formadores das inspetorias salesianas do Cone Sul e Interamérica estão reunidos em modo online nesta semana. A reunião começou na segunda-feira (13/09) e vai até a próxima quinta-feira (16/09). O encontro é coordenado pelo Conselheiro Geral para a Formação, P. Ivo Coelho. Pela Inspetoria de Campo Grande (BCG) participa o vigário do inspetor, P. Elias Roberto, que também é o Delegado Inspetorial para a Formação.

Neste encontro, cada inspetoria foi convidada a apresentar o funcionamento do próprio setor de formação, bem como os dados estatísticos do mesmo. Os delegados regionais também devem aprofundar um estudo sobre as casas de formação em estilo de “curatorium”, sendo tratadas como um ‘corpo de administração’, em que cada uma das partes envolvidas assume a responsabilidade sobre o todo em corresponsabilidade formativa.

Quanto aos salesianos formadores, foi descrito um perfil abrangente sobre as condições humanas necessárias para o bom desempenho desse importante papel na vida religiosa:

A equipe de formadores é integrada por pessoas:

1.) Conscientes de ser mediadores da ação de Deus;

2.) Que se esforçam por viver o seu serviço particular segundo o estilo do Sistema Preventivo;

3.) Que comunicam de maneira vital o amor e o entusiasmo por Dom Bosco e pela vocação salesiana;

4.) São homens de oração e sabedoria espiritual, que orientam nos caminhos do Senhor, tanto com a palavra como com o testemunho consistente de sua vida consagrada;

5.) Que prestam atenção positiva e crítica aos problemas culturais e sociais para uma contextualização adequada do processo de formação.

Ao final de cada tema estudado, será formulada uma proposta concreta para ser implementada nas casas de formação salesianas.

 

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02