Início Comunicação Social Pe. Tiago Figueiró e Ricardo Figueiró lançam o livro “Cabreúva: de Segredo...

Pe. Tiago Figueiró e Ricardo Figueiró lançam o livro “Cabreúva: de Segredo à Prosa”

49
0

Membros de família eminentemente Sul Mato-Grossense, os irmãos Ricardo Maria Figueiró e Pe. Tiago Figueiró dedicam-se à pesquisa das origens do Estado, de Famílias pioneiras e da Capital, Campo Grande.

Mereceu, por parte da Secretaria de Cultura do Estado, Comando Militar do Oeste (CMO), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e outras Instituições da Comissão dos Festejos dos 150 anos da Retirada da Laguna, da qual participamos como descendentes de um dos comandantes o coronel Pedro José Rufino,[1] o interesse pela celebração dos 40 anos do Estado para que várias iniciativas fossem tomadas várias iniciativas junto ao CMO, Universidades e Secretarias de Estado, mormente a de Cultura, sendo uma delas a publicação de livros alusivos à memória e história do nosso Estado.

A pesquisa por nós levada avante, desde 1989, “Cabreúva: de Segredo à Prosa. A Família de João Pereira Mendes Figueiró nas origens do Mato Grosso do Sul”, procura refazer o caminho de tantas famílias pioneiras que, a partir do pantanal sul mato-grossense, desde os inícios do século XIX, escreveram a sua história marcada pela aventura e insegurança diante do desconhecido, pelo aprendizado da convivência com o diferente, pela incerteza e esperança na caminhada, pela pouca segurança e falta de recursos de todo gênero, pela falta a quem recorrer nos momentos de conflito de interesses, devido às grandes distâncias, agravadas pela Guerra do Paraguai (1865 – 1870), no período do Império, e pelo clima de violência estabelecida, reforçada pelas revoluções que se sucederam, no período da República, onde se mesclaram luta política e disputa pela posse da terra e se vislumbraram os gérmens da criação de um novo Estado, há 40 anos Mato Grosso do Sul e, entre os riachos Prosa e Segredo, as origens de sua capital, Campo Grande, nos quais encontramos a família de João Pereira Mendes Figueiró e a história da Cabreúva profundamente inseridos.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Cabreúva de Segredo à Prosa”

Data: 10 de julho 

Horário: 19h

Local: Sesc Morada dos Baís (Campo Grande)

Convite

 

Pe. Tiago Figueiró e Ricardo Maria Figueiró

[1] Nos festejos dos 150 anos da Retirada da Laguna, emerge a figura do nosso trisavô, o Coronel Pedro José Rufino, um dos comandantes, herói que permaneceu vivo após essa epopeia, chamado o Comandante no. 1, do Quartel de Bela Vista, tendo constituído numerosa família, fixou-se definitivamente em Nioaque, novo marco de povoamento após a guerra com o Paraguai. Justa homenagem lhe foi feita na Assembleia Legislativa, em 2016, na abertura dos festejos, em 2017, bicentenário de seu nascimento, com a instituição da Comenda Estadual Pedro José Rufino, que homenageia personalidades e instituições que contribuíram e contribuem para a construção da identidade e grandeza do Estado do Mato Grosso do Sul.