Início Comunicação Social Pe. João Neto recebe o título de Mestre em Teologia Pastoral

Pe. João Neto recebe o título de Mestre em Teologia Pastoral

33
0
Pe. João Neto e Pe. Paulo.

Na Università Pontificia Salesiana (UPS), em Roma, o Pe João Neto, recebeu o título de Mestre em Teologia Pastoral. Ele defendeu com grande êxito seu trabalho de mestrado intitulado ‘A Pastoral e a Animação Bíblica em âmbito paroquial. Uma proposta para a Arquidiocese de Cuiabá’. Com este título Pe João Neto propõem-se a verificar qual o espaço que a Arquidiocese de Cuiabá concede a Bíblia em sua ação pastoral para assim propor aos fiéis um caminho pastoral que os conduzam ao encontro com o Verbo de Deus mediante a Sagrada Escritura: compreendendo-a, rezando-a e vivendo-a. Assim ela se torna caminho de comunhão com Jesus Cristo e com os seus, guiando processos de conversão pessoal e pastoral, e sendo modelo missionário e conteúdo da missão. Considera-se a situação vital dos destinatários (paroquianos) para que o exercício das atividades da Pastoral Bíblica e da Animação Bíblica da Pastoral seja eficaz.

A escolha do título evidencia a importância de conjugar dois modos que não se opõem, mas que afrontam o tema bíblico na ação pastoral da Igreja. Um é a Pastoral Bíblica que é a responsável por promover a Bíblia por meio de retiros, cursos, palestras e outros meios. O outro é a Animação Bíblica da Pastoral que por sua vez fomenta a centralidade efetiva da Sagrada Escritura nas atividades pastorais.

De modo que com este trabalho pode ser uma dúplice contribuição: primeiramente as reflexões servirão para uma conscientização arquidiocesana referente a importância de começar a trilhar o caminho da Animação Bíblica. Uma mudança de mentalidade começa-se a formar a medida que se entende melhor a importância da centralidade da Palavra de Deus na vida e missão de cada fiel e consequentemente de cada pastoral. A pastoral bíblica não pode ser uma pastoral entre os tantos serviços apostólicos que a Igreja oferece, mas é chamada a ser a alma de cada pastoral que nutre de vitalidade salvifica a atividade de evangelização da Igreja.

Como segundo ponto este trabalho é para a Arquidiocese um recurso importante que poderá auxiliá-la na implementação de uma Comissão capaz de motivar as paróquias para que assumam a Animação Bíblica para qualificarem a formação bíblica dos fiéis. Deste modo, busca-se satisfazer os três aspectos pedidos pelo documento de Aparecida na formação bíblica: Escola de interpretação da Palavra, Oração com a Palavra, Proclamação da Palavra.

Assim a Arquidiocese de Cuiabá terá a Animação Bíblica da Pastoral como a maior expressão da Pastoral Bíblica, tendo um papel fundamental no encontro experiencial entre o fiel e Jesus Cristo, por meio da Sagrada Escritura. Coloca-se no centro da ação pastoral a centralidade da Palavra de Deus que revela o rosto de Jesus Cristo.


Galeria de Fotos

Artigo anteriorArraiá do Pim Pom atrai mais de duas mil pessoas na Cidade Dom Bosco
Próximo artigoObra social de Poxoréu sedia Conferência sobre os direitos das crianças e adolescentes