Início Pastoral Juvenil Vocacional PAVOC-MSMT realiza encontro de Aspirantes na Lagoa da Cruz

PAVOC-MSMT realiza encontro de Aspirantes na Lagoa da Cruz

313
0

Em quase quatro dias passados no Instituto São Vicente, em Campo Grande, os jovens que fazem a fase do aspirantado na Inspetoria Salesiana de Mato Grosso, tiveram a oportunidade se colocar diante de Deus com maior intensidade, e também se colocar ao lado dos irmãos de caminhada para aprenderem a viver em comunidade. De acordo com o Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil e Pastoral Vocacional, P. Wagner Luís Galvão, estes momentos de convivência são preciosos. “A vocação religiosa salesiana é vivida em comunidade. Então, o jovem aspirante precisa fazer esse exercício de convivência com os outros aspirantes, além daquele que já é feito nas comunidades onde eles estão inseridos. E aqui também, nós formadores, podemos acompanhar concretamente como está a caminhada vocacional de cada um deles, além de incentivá-los para que estejam sempre mais dispostos a seguirem adiante”, afirmou.

Entre as inúmeras atividades sócio-educativas e exercícios de espiritualidade, podem-se destacar as Missas diárias, adoração ao Santíssimo Sacramento, as palestras de orientação e a prática esportiva como os momentos fortes do encontro. De acordo com o P. André Luiz Neuhaus, que testemunhou aos jovens como foi a sua fase de formação inicial entre os salesianos, Deus opera grandes sinais na vida das pessoas, mas Ele se manifesta com mais intensidade é mesmo nos pequenos detalhes do dia-a-dia. “O local da manifestação de Deus na nossa vida é a nossa história, aquilo que a gente faz todo dia, coisas muito pequenas, muito simples, que a gente precisa estar muito atento e, com olhar de fé, ver que não são apenas fatos e eventos, mas a própria presença de Deus”, explica o novo sacerdote.

Este foi o segundo encontro de aspirantes deste ano. A expectativa é de que seja feito mais um antes que os jovens vocacionados façam o pedido para seguir na caminhada formativa para a próxima etapa, no pré-noviciado.