Início Pastoral Juvenil Vocacional Pastoral Vocacional realiza encontro formativo para integrantes do SAV

Pastoral Vocacional realiza encontro formativo para integrantes do SAV

697
0

O encontro formativo para os integrantes do Serviço de Acompanhamento Vocacional (SAV) das presenças da Missão Salesiana de Mato Grosso começou na noite de sexta-feira (03/11) com a chegada dos participantes. Já na manhã do sábado, o encontro começou com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil Vocacional, P. Aldir da Silva.

Participação — O encontro reuniu 20 leigos para uma formação sobre o trabalho de acompanhamento vocacional ao qual se dedicam nas suas presenças salesianas de origem. Por isso, a formação pessoal dos leigos foi o foco dos trabalhos. O objetivo foi aprofundar temas que tocam o trabalho de acompanhamento de jovens que estejam vivendo o momento de discernimento do chamado de Deus à vida religiosa e ou sacerdotal.

Temática — O psicólogo Alex Bachega assessorou a primeira parte da formação. Ele trabalhou com dois temas baseados nos evangelhos de Mt 4,21 e Mc 1, 19-20, “Chamado dos primeiros discípulos – os filhos de Zebedeu; e Mt 20, 20-21 e Mc 10, 32-37, “A ambição dos filhos de Zebedeu”.

Na parte da tarde do sábado (04/11), o diretor do Instituto Salesiano São Vicente, P. Ademir Lima de Oliveira apresentou outros dois temas, desta vez ligados à vocação salesiana. O primeiro foi o “Sonho dos 9 anos e o café da manhã – as indicações da família de Joãozinho Bosco para sua vocação”. O segundo tema foi “Somos filhos de um santo sonhador. Qual a importância do sonho na vida do jovem vocacionado?”

Convivência e planejamento — O encontro também foi uma oportunidade para momentos de oração, meditação e reflexão pessoal, além de agradável convivência fraterna. Todos receberam um forte incentivo à atividade de acompanhamento com a terceira reflexão do dia. O delegado inspetorial para a pastoral vocacional, P. Aldir da Silva, tratou da “Importância da missão do SAV’s na Inspetoria Salesiana”.

No domingo, os participantes do encontro compareceram à missa da comunidade salesiana do Pós-noviciado. Após a celebração, o grupo trabalhou em propostas de atividades locais e a programação 2024 da pastoral vocacional.