Início Pastoral Juvenil Vocacional Pastoral Vocacional realiza Convivência de Aspirantes em Meruri

Pastoral Vocacional realiza Convivência de Aspirantes em Meruri

77
0
Aspirantes realizaram momentos de formação, oração e aprofundamento vocacional em terras missionárias salesianas. Foto: MSMT

A semana de 24 a 30 de julho foi marcante para os 10 aspirantes à vida religiosa na Inspetoria de Campo Grande. Eles participaram da segunda convivência deste ano na presença missionária de Meruri (MT), onde puderam conviver com as comunidades missionárias e conhecer o trabalho dos salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora junto aos povos originários bororo e xavante.

A experiência começou com a viagem até Meruri, passando pela presença salesiana de Rondonópolis, onde foram recebidos pela comunidade para o almoço. No início da noite, o grupo chegou a Meruri, onde foi recebido pelo diretor da presença missionária, P. Andelson Dias de Oliveira. Ele apresentou a comunidade aos aspirantes e um pouco do trabalho feito pelos salesianos no local.

Na terça-feira, após a oração da manhã com Lectio Divina conduzida pelos Tirocinantes Roberto Brito e Vinícius Martins, os aspirantes tiveram uma manhã e tarde reservadas para formação com a psicóloga Zélia Akemi, com o tema “Somos indivíduos em uma Comunidade”. À noite, a formação continuou com o tema “A Missão de Meruri e seus desafios”, apresentada pelo P. Andelson. Um momento bastante proveitoso com espaço para perguntas sobre a atividade missionária salesiana junto aos bororo.

No dia seguinte, quarta-feira (26/07), após a Lectio Divina dirigida pelos tirocinantes, houve um momento de formação sobre a cultura Boe-Bororo, apresentada pelos professores indígenas Lauro Lopes Leandro Pariko Ekureu e Mariel. Na mesma manhã, foi feita uma formação sobre “Vida Consagrada: Experiência da Assistência”, apresentada pelo Tirocinante Roberto Brito.

Na parte da tarde, o secretário Inspetorial, P. João Bosco Monteiro Maciel apresentou a história dos 130 anos da Inspetoria Salesiana de Campo Grande, com destaque para a atividade entre os povos Boe Bororo e Xavante. No final da tarde, houve a oração do Terço e a Santa Missa com Adoração ao Santíssimo. À noite, os aspirantes organizaram o Oratório Festivo para as crianças da comunidade.

Já na quinta-feira (27/07), após a oração da manhã com Lectio Divina, os aspirantes seguiram para a presença missionária salesiana de São Marcos. Lá foram recebidos pelo P. Douglas Chrystiano que coordenou a formação sobre “A missão Salesiana junto aos Xavante”. À tarde, todos visitaram a aldeia e foram conhecer o Rio São Marcos. À noite, retornaram a Meruri, onde tiveram o tradicional ‘Boa Noite’ com o Ir. Dário Costa Matos.

A sexta-feira teve uma formação diferenciada. Após a oração da manhã com Lectio Divina, os aspirantes foram visitar o local conhecido como “Tachos” aonde chegaram e estão sepultados os primeiros salesianos missionários na região. No local, o P. João Bosco presidiu a Santa Missa. Essa experiência foi o tema de uma partilha fraterna realizada à noite.

Uma subida ao Morro de Meruri foi a forte experiência vivida pelos aspirantes no sábado pela manhã. No alto do morro foi feita a oração da manhã, meditando sobre a Transfiguração do Senhor, coordenada pelo tirocinante Roberto Brito. Ainda de manhã, P. João Bosco realizou a formação sobre a “Causa de Martírio dos Servos de Deus, P. Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo”. Ainda pela manhã, o delegado inspetorial para a Pastoral Vocacional, P. Aldir da Silva fez uma formação sobre os passos do discernimento vocacional. À tarde, cada aspirante fez uma avaliação da própria caminhada vocacional e, em seguida, todos fizeram um passeio até a cachoeira próxima. À noite, com a comunidade Boe Bororo reunida, todos rezaram juntos um Terço Luminoso, organizado pelos jovens da presença salesiana de Meruri.

No domingo (30/07) a convivência dos aspirantes foi encerrada com a Santa Missa, às 6h00. Logo após, todos retornaram a Campo Grande, até Casa São José, sede inspetorial. Para o delegado inspetorial para a Pastoral Vocacional da Missão Salesiana de Mato Grosso, a convivência dos aspirantes em território missionário superou positivamente as expectativas. “Conviver e refletir sobre a própria vocação nos lugares regados pelo sangue e suor dos missionários salesianos ajudou esses jovens a aprofundarem as bases da própria formação religiosa sobre o legado histórico da nossa Inspetoria. Os aspirantes puderam vivenciar as primícias da realização do sonho de Dom Bosco para os salesianos na América do Sul”, declarou P. Aldir da Silva.

Artigo anteriorConselhos da ADMA Brasil realizam encontro nacional em São Paulo
Próximo artigoNoviços participam da Jornada Missionária Salesiana em Barbacena (MG)