Início Vídeos Pastoral UCDB e AJS entram no tema “Esperança” em clipe “Jerusalema” celebrando...

Pastoral UCDB e AJS entram no tema “Esperança” em clipe “Jerusalema” celebrando São Domingos Sávio

65
0

“Jerusaléma” é uma canção do DJ e produtor musical sul-africano Master KG com a vocalista sul-africana Nomcebo Zikode. A letra é um clamor aos céus em língua venda, um dos muitos idiomas falados na África do Sul, e é uma homenagem à Nova Jerusalém, entendida em seu sentido bíblico como a cidade celestial que todos esperamos alcançar na nossa busca comum e fraterna de comunhão com Deus. Com ritmo afro pop, a música chega a ser uma oração por proteção.

Ela foi lançada inicialmente em novembro de 2019 e começou a fazer sucesso mundial depois do lançamento de um clipe com os bailarinos angolanos “Fenômenos do Semba” . “Nós fomos ver a letra e condizia com o que estávamos a viver no momento. O que nós queríamos mostrar naquele vídeo é a felicidade, é a simplicidade dos africanos, sobretudo os angolanos. Nós queríamos mostrar que é possível ser feliz mesmo com pouco e nos tempos difíceis que nós estamos a passar, com a Covid-19”, diz Adilson Maíza, coreógrafo do grupo.

Foi também usando essa música, que religiosos franciscanos fizeram uma irreverente apresentação de dança em frente a uma igreja de Legnano, na Itália. O hit deu a volta ao mundo e contagiou a todos. Depois dos religiosos, também policiais, militares, profissionais de saúde, funcionários companhias aéreas e até o jogador Cristiano Ronaldo, gravaram vídeos ao som de “Jerusalema”. Todos aderiram ao “Jerusalema Challenge, que viralizou nas redes sociais.

Assim como outros desafios que foram populares nas redes sociais, o Jerusalema Challenge é que uma corrente, em que uma pessoa é desafiada e, caso aceite, deve fazer o vídeo e desafiar uma outra pessoa ou equipe a fazê-lo ao som da música. Tanto a música quanto a coreografia só chegaram ao ocidente no começo deste ano.

Nesta semana, o desafio chegou a Mato Grosso do Sul. O Pró-Reitor de Pastoral da Universidade Católica Dom Bosco, P. Idenílson Lemes da Conceição, mobilizou sua equipe e outros colaboradores da instituição, equipe de dança e um grupo de jovens da AJS da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora para aprenderem a coreografia. A gravação levou 2 dias e hoje, festa litúrgica de São Domingos Sávio, a produção foi divulgada nas redes sociais. De acordo com o P. Idenílson, a adesão ao desafio é uma oportunidade de divulgar de uma maneira vibrante a mensagem que o Reitor-mor, P. Ángel Artime, deixou para este ano na “Estreia 2021”, que tem o tema “Movidos pela Esperança”.

Na abertura do vídeo, o inspetor da MSMT, P. Ricardo Carlos lembra que a esperança é o sentimento de quem confia no poder de Deus. “Nosso Pai Dom Bosco aprendeu o que é confiar, primeiro em Deus e depois, em Nossa Senhora Auxiliadora”, afirmou.

Veja o clipe abaixo