Início Comunicação Social Paróquia São Gonçalo em Cuiabá inicia ano novo com novena ao Padroeiro

Paróquia São Gonçalo em Cuiabá inicia ano novo com novena ao Padroeiro

100
1

A novena em homenagem a São Gonçalo começou no primeiro dia do ano, na sede Paroquial, durante a Missa da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. A novena segue a seguinte programação:

Novena no dia 01 ao dia 09 de Janeiro, com a participação de todas as comunidades da Paróquia, sendo cada uma em cada dia, conforme a programação, iniciando às 18h e a Santa Missa às 19h;

Dia 10 de Janeiro, dia da Grande Festa, dia de São Gonçalo: haverá a Procissão que sairá às 18h do Museu do Rio até à Igreja, às 19h a Santa Missa e logo após, às 20h, a Quermesse (Festa Paroquial), com a tradicional dança apresentação da Flor Ribeirinha.

A igreja de São Gonçalo, em Cuiabá, foi construída em 1781, quando o terceiro Juiz da então Vila de Cuiabá, José Carlos Pereira de Souza, foi chamado à Corte em Lisboa. Com espírito religioso, ele queria deixar sua marca de fiel devoto ao Santo português em Cuiabá. Ele escolheu o Porto pela proximidade com o rio e pela presença de ouro. Ali construiu uma pequena capela, onde foi colocada uma imagem de São Gonçalo, toda talhada em madeira, vinda de Amarante, cidade de Portugal onde nasceu e viveu o santo.

Aa construção da Igreja teve início em 1782 e ali foi celebrada a missa inaugural na manhã de 15 de novembro de 1782. No dia 08 de abril de 1843, a Capela foi elevada a Paróquia. Ao longo dos anos, o templo passou por diversas reformas até chegar a composição arquitetônica que começou a ser definida em 1894 com a chegada da Missão Salesiana em Mato Grosso, dando-lhe o estilo colonial – neoclássico. Em 1916 foi incorporado seu último adereço, a imagem do Cristo Redentor.

A festa de São Gonçalo, também conhecido como São Gonçalo de Amarante, é comemorada no dia 10 de janeiro Ele é considerado o Santo protetor dos ossos e Santo casamenteiro, graças à tradição de que quem toca em seu túmulo tem a bênção de ter um casamento feliz e próspero. São Gonçalo era um homem de muita alegria, gostava de cantorias e de rodas de viola, tocava a guitarra portuguesa e a usava para propagar a Palavra de Deus. Por isso, ele é considerado também o padroeiro dos violeiros.

São Gonçalo nasceu no final do século XII em Tagilde, Portugal. Seguiu sua vida como cristão, era de família nobre e logo foi encaminhado para ter os primeiros estudos como um sacerdote. O arcebispo Braga, teve um papel muito importante na vida de Gonçalo, porque foi a partir dele que o jovem foi instituído como familiar e, por isso, cursou diversas disciplinas, vindo a ser ordenado sacerdote e nomeado pároco. Durante o seu ministério Gonçalo operou muitas conversões, conduzindo o povo à prática de uma autêntica vida cristã, sem esquecer de os promover socialmente em muitos aspectos. Nesse particular sobressai a construção de uma ponte em granito sobre o Tâmega, angariando pessoalmente donativos em terras circunvizinhas e levando os moradores mais abastados a darem vultosas ajudas para as obras. O povo atribui-lhe muitos milagres ligados a esta construção.

Faleceu em 10 de Janeiro de 1259. Seu corpo foi sepultado e até hoje é reconhecido em muitos milagres. Em 16 de Setembro de 1561 ele foi beatificado, após terem aberto processos canônicos para a canonização. O Papa Clemente X, em 10 de julho de 1671, estendeu a toda a Ordem dos Pregadores e a todo o reino de Portugal a concessão de honrarem Gonçalo do Amarante, com missa e ofício litúrgicos próprios. O seu culto espalhou-se pelos domínios ultramarinos de Portugal, chegando à Índia e ao Brasil, como o confirma um longo e engenhoso sermão do Padre Antônio Vieira sobre S. Gonçalo.  É, no entanto, importante salientar que Gonçalo de Amarante, apesar de chamado santo pelo povo, na verdade é apenas Beato, porque o processo de canonização nunca foi levado a bom termo, ao contrário da sua beatificação. Deste modo, a forma correta de o denominar é Beato Gonçalo de Amarante, o que é atestado pelos calendários litúrgicos portugueses.

1 COMENTÁRIO