Início Paróquias Paróquia Santo Antônio realiza encontro de jovens da AJS em Barra do...

Paróquia Santo Antônio realiza encontro de jovens da AJS em Barra do Garças

77
0

O encontro aconteceu no domingo (12/03) na sede da paróquia salesiana Santo Antônio. Cerca de 70 jovens participaram do encontro que teve assessoria do Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil Vocacional, P. Aldir da Silva e pelo assistente de pastoral da MSMT, Matheus Bogado. Eles foram de Campo Grande até Barra do Garças para conhecer a realidade local e se reunirem com os salesianos e jovens.

O encontro começou às 8h00 da manhã com a missa presidida pelo P. Aldir, na matriz da Paróquia Santo Antônio. Após a missa, houve um café da manhã partilhado, que a comunidade preparou para os jovens. Em seguida aconteceram as atividades. Foi apresentada a estrutura e o funcionamento da AJS, o que é a Articulação da Juventude Salesiana, o início, o histórico e a importância que é ter os jovens reunindo nas paróquias. “Neste ano, a AJS comemora 25 anos de existência. E a Pastoral da Juventude, na Igreja Católica, desde a Conferência de Medellin (COL), existe esta opção pela juventude e, no nosso carisma salesiano, nossos destinatários preferenciais são jovens”, destacou P. Waldomiro Bronakowski, pároco da comunidade.

Para o encontro, o pároco convidou os jovens da paróquia que participam do movimento “Segue-me”, que é um movimento bastante forte em Barra do Garças, além dos que participam da catequese de crisma e os que frequentam o oratório. Os assessores, P. Aldir e Matheus Bogado também apresentaram a espiritualidade juvenil salesiana. Foram feitos os grupos de trabalho, com participação interativa, metodologias ativas, dinâmicas, com música, dança, em um estilo alegre, típico do carisma salesiano.

O almoço foi preparado pelos paroquianos do ECC – Encontro de Casais com Cristo – que ficou responsável também pelo lanche da tarde.  P. Waldomiro aproveitou a oportunidade para convidar os jovens a participarem da ‘Páscoa jovem’ em abril e do festival de músicas marianas, na festa de Nossa Senhora Auxiliadora, em maio. “E ainda programamos com eles para que aconteçam esses encontros de confraternização, de unidade, de partilha. Em agosto, que é época de férias escolares, aí faremos um torneio esportivo, Torneio Dom Bosco esportivo. Fizemos programação para este primeiro semestre. Foi falado que é muito importante que os jovens se unam. A unidade traz força, alegria, ampliando outros grupos, formando outros mais grupos de jovens”, revelou o pároco salesiano.

De acordo com P. Waldomiro, a paróquia salesiana Santo Antônio de Barra do Garças conta com muitos jovens participando de diversas atividades, mas ainda há muitos que não participam. A intenção é trazer para a comunidade um ‘rosto juvenil, alegre, dinâmico e com boa participação nos momentos celebrativos’. “Agora estamos investindo bastante na formação da pastoral universitária. Nós temos 3 instituições de ensino superior aqui em Barra do Garças. Hoje nós temos encontro com os reitores e já formamos uma equipe de 11 professores de ensino superior. Também estamos estruturando esta pastoral com várias propostas concretas para os jovens acadêmicos”, declarou.

O encontro terminou às 16h de domingo com a fotografia final, agradecimentos e com a bênção final. “Fica o agradecimento da comunidade ao P. Aldir e ao jovem Matheus pela presença e pelo testemunho bonito que eles deram, bastante dinâmico e criativo”, finalizou P. Waldomiro.