Início Paróquias Paróquia Salesiana promove orientações para famílias sobre cuidados domésticos em Araçatuba

Paróquia Salesiana promove orientações para famílias sobre cuidados domésticos em Araçatuba

231
0
Pastoral da Criança leva orientações a famílias da comunidade Sagrado Coração de Jesus em Araçatuba. Foto: Reprodução Facebook

Equipe da Pastoral da Criança da Paróquia São Francisco e Santa Clara, em Araçatuba realizou uma atividade especial na Comunidade Sagrado Coração de Jesus.

As famílias carentes atendidas na comunidade receberam orientações de um enfermeiro do Serviço Público de Saúde sobre cuidados domésticos e prevenção à dengue.

Cuidar de uma casa com crianças pequenas pode ser desafiador, mas existem algumas medidas que podem ajudar a manter um ambiente seguro e saudável para os pequenos. Entre essas medidas podem ser citadas atitudes para a segurança em relação às instalações elétricas, janelas e escadas, possibilidade de quedas, cuidados na cozinha, prevenção de afogamentos, atenção a objetos pequenos, entre outros.

O enfermeiro Vicente destacou que a supervisão constante é fundamental para garantir a segurança das crianças, independentemente das medidas de precaução adotadas.

Já sobre a prevenção contra a Dengue, o técnico da Saúde Pública apresentou as principais práticas que podem ser adotadas:

  1. Elimine criadouros de mosquitos: Verifique regularmente sua casa e quintal em busca de recipientes que possam acumular água parada, como vasos de plantas, pneus velhos, garrafas vazias, latas e caixas d’água destampadas. Elimine ou vire esses recipientes para evitar o acúmulo de água.
  2. Mantenha recipientes de água limpa: Caso seja necessário armazenar água em recipientes, como tonéis ou caixas d’água, certifique-se de mantê-los sempre bem tampados e limpos. Troque a água regularmente para evitar a reprodução de mosquitos.
  3. Use telas em janelas e portas: Instale telas em todas as janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos dentro de casa.
  4. Use repelentes: Aplique repelentes de insetos nas partes expostas do corpo, especialmente durante o amanhecer e o anoitecer, quando os mosquitos são mais ativos. Certifique-se de seguir as instruções do fabricante e de utilizar repelentes seguros para crianças, se necessário.
  5. Use roupas adequadas: Vista roupas que cubram a maior parte do corpo, como calças compridas e camisas de manga comprida, principalmente em áreas onde a infestação de mosquitos é mais alta.
  6. Evite o acúmulo de água nos pratos de plantas: Mantenha os pratos de plantas vazios ou com uma fina camada de areia para evitar o acúmulo de água.
  7. Limpe regularmente calhas e ralos: Certifique-se de que as calhas estejam limpas e desobstruídas para evitar o acúmulo de água parada. Instale telas nos ralos para evitar a entrada de mosquitos.
  8. Realize ações de controle de vetores: Em áreas onde a infestação de mosquitos é alta, é importante que as autoridades locais realizem ações de controle de vetores, como a aplicação de inseticidas e a eliminação de criadouros em locais públicos.

O lembrete final foi para que todos na família estejam cientes das medidas preventivas e as incorporem em sua rotina diária para ajudar a reduzir o risco de contágio da dengue.