Início Paróquias Pároco salesiano oferece curso de filosofia aos fiéis em Araçatuba

Pároco salesiano oferece curso de filosofia aos fiéis em Araçatuba

21
0
P. Delmiro Júnior dará aulas de filosofia para iniciantes na Paróquia São Francisco e Santa Clara em Araçatuba. Foto: Reprodução Facebook

Padre Delmiro é licenciado em Filosofia pela UCDB de Campo Grande-MS, Bacharel em Teologia pela UNISAL de São Paulo-SP e faz o Mestrado em Filosofia na PUC-SP como bolsista da CAPES. No próximo mês de novembro ele começa a ministrar um curso de filosofia aos fiéis da Paróquia São Francisco e Santa Clara, em Araçatuba (SP), com o tema das relações entre fé e razão. “Queremos ajudar as pessoas comuns, de nossas comunidades, a perceber que fe e razão não se contrapõe, mas se complementam: a fé precisa ser racional para não se tornar fanatismo, e a razão sem a fé, não chega à Verdade que plenifica O homem. Assim, percebemos a importância de entender, O objeto de cada saber, seja da Filosofia e seja da Teologia; onde elas se encontram; onde elas se distanciaram; e quais as consequências de se integrar fé e razão no nosso modo de viver”, afirmou o sacerdote.

Padre Delmiro ainda lembra que a relação entre Fé e Razão foi tema de uma carta encíclica do papa São João Paulo II no ano de 1998. “Um texto que merece ser explorado, pois consciente dos objetos próprios da Teologia e da Filosofia, o Pontífice, de rica formação neo-tomista e personalista, coloca no centro de toda questão o sentido e fim último da existência humana”, argumentou.

A ideia surgiu da percepção pastoral sobre a necessidade de que o povo aprofunde os conhecimentos nas duas áreas do saber que se complementam e que abrem para a compreensão do ser humano, do cosmos e de Deus. “A Filosofia não é alguma coisa estranha ou mesmo inatingível, mas é algo que está na vida, e na vida de pessoas comuns: a percepção da realidade, o querer conhecer a verdade das coisas, a concepção de vida em sociedade, a religião e a própria realidade de um ser absoluto e transcendente que chamamos de Deus”, afirmou.

O curso de Filosofia para iniciantes que será ministrado nas dependências da Paróquia São Francisco e Santa Clara no mês de novembro às quintas-feiras, a partir do dia 9. Para interessados que estejam fora de Araçatuba, as aulas poderão ser acompanhadas também via online.