Início Comunicação Social Padres Salesianos são homenageados com o Prêmio Papa João Paulo II na...

Padres Salesianos são homenageados com o Prêmio Papa João Paulo II na Câmara de Campo Grande

368
0
Prêmio Papa João Paulo II Foto: Danilo Gonçalves/ Câmara CG

A Câmara Municipal de Campo Grande realizou, nesta quarta-feira (28/05), a Sessão Solene de outorga do Prêmio Papa João Paulo II, que reconhece a dedicação de religiosos e cristãos que atuam em prol da comunidade campo-grandense. Entre os homenageados deste ano, dois padres salesianos foram agraciados: o padre Andelson Dias de Oliveira, diretor do Instituto Salesiano São Vicente, e o padre José Marcos de Oliveira, pároco da Paróquia São João Bosco, que foi representado na cerimônia por Fátima Vinholi.

Também ligados à obra salesiana, Raquel de Araújo Silva Raysaro, coordenadora da Pastoral da Acolhida da Paróquia São João Bosco, e Marcos Pereira Costa de Castro, MECE e catequista da mesma paróquia, foram homenageados por sua atuação pastoral, de evangelização e serviço à comunidade local. Raquel recebeu a homenagem das mãos do vereador Jean Ferreira, enquanto Marcos Pereira foi agraciado pelo vereador Prof. Riverton, que foi educando da Casa Dom Bosco.

A sessão foi proposta pelo vereador André Salineiro, que ressaltou a importância de valorizar as vocações espirituais e o papel de liderança cristã na sociedade. “A ideia é homenagear, reconhecer o trabalho de lideranças católicas que, com fé, coragem e serviço, realmente fazem diferença na sociedade. Essas pessoas aceitaram o chamado para servir, para escutar, orientar e guiar a nossa sociedade. Portanto, este é um reconhecimento e uma valorização do trabalho que elas realizam. Hoje, estamos aqui não apenas para homenagear, mas para celebrar vocações. Vocações que foram dadas e, ao serem aceitas, representam um chamado tão importante que contribui de forma significativa para guiar a nossa sociedade também na parte espiritual”, argumentou o vereador Salineiro.

Durante a solenidade, o representante dos homenageados, Luis Aurélio Adler Ralho, destacou o simbolismo da homenagem, afirmando que ela reconhece o trabalho realizado em favor da vida, da família e da transformação social, princípios que marcaram o pontificado de São João Paulo II.

O padre Liniker Mateus Magalhães dos Santos relembrou a histórica visita do Papa à capital sul-mato-grossense em 1991, reforçando o legado deixado pelo santo, especialmente na defesa das famílias e dos jovens.

Na ocasião lembrada pelo padre, São João Paulo II pernoitou na sede da Missão Salesiana de Mato Grosso, localizada na Rua Padre João Crippa. Na capela da Casa São José, o Papa celebrou a Eucaristia em ação de graças pelo 13º aniversário de seu pontificado. Durante os dias 16 e 17 de outubro de 1991, o Pontífice almoçou e jantou no refeitório da mesma casa. O quarto onde ele dormiu permanece preservado até hoje, passando apenas por manutenção e limpeza, exatamente como foi deixado por ele.

Representando o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, o padre Wilson Cardoso de Sá enalteceu a iniciativa da Casa de Leis. “Parabéns à Câmara por homenagear pessoas que dedicam suas vidas ao bem dos outros. João Paulo II colocou o ser humano no centro de sua missão. Que ele interceda por todos nós”, disse.

Além de autoridades e parlamentares, participaram da solenidade líderes religiosos, familiares e membros das comunidades homenageadas. A cerimônia evidenciou o reconhecimento público à atuação de homens e mulheres que, por meio da fé e do serviço, contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

 

Confira os homeageados:

ANA PORTELA – PADRE ANDELSON DIAS DE OLIVEIRA
CARLÃO – EDIMARA CARDOSO BLOCH SOARES
DR. JAMAL –EVALDO MODESTO DE MEDEIROS e LUZIA AUDA DA SILVA CARVALHO
EPAMINONDAS NETO (PAPY) – IRMÃ ELSA MERCEDES AULES CHINCHERO, ANA CLARA SOBRAL BORGES e ROSSANA CANAVARROS DAS NEVES
FÁBIO ROCHA – MARCILENE DA COSTA CORRÊA, ALEX ABTO CORREA DA SILVA e EDUARDO DA SILVA NUNES
FLÁVIO CABO ALMI – LUCIENE BARBOSA DOS SANTOS DE OLIVEIRA e ADARCI BELARMINO SIQUEIRA
HERCULANO BORGES – ROSE CRISTINA POSSARI DE ANDRADE e ELIANA AMARAL DALLA NORA FRANCO
JEAN FERREIRA – RAQUEL DE ARAUJO SILVA RAYSARO e MARIA NECI FERREIRA ROCHA
JUNIOR CORINGA – JOAO LEITE PEREIRA JUNIOR e EUNICE TELES CASTRO NEMET
LANDMARK – MAURICIO JOSE RECH e FÁTIMA APARECIDA ANASTACIO DE MELO
LUIZA RIBEIRO – CELIA BARBOSA DE OLIVEIRA BISPO e PETRONA INSFRAN GONZALEZ OJEDA
MAICON NOGUEIRA – PADRE JOSÉ MARCOS DE OLIVEIRA e PADRE GABRIEL DA SILVA GONÇALVES
MARQUINHOS TRAD – MARIA ESTER PIRES e CLEIDE SILVESTRE DE SOUZA VILELA
NETO SANTOS – CESINA DA SILVA CORVALAN e LUIZ AUGUSTO PEREIRA DE LIMA
OTÁVIO TRAD – MARIA INÊS PUGA DE BARCELOS, OLIVIA FERNANDES LAGO e JUSSARA CANTERO
PROF. JUARI – PADRE WILSON CARDOSO DE SÁ e EVA VIEIRA DE JESUS FRANCISCO
PROF. RIVERTON – JUCIMAR DOS SANTOS VILHALBA e MARCOS PEREIRA COSTA DE CASTRO
RAFAEL TAVARES – PADRE ALISSON MURYEL FIGUEIRA DIMEIRA DOS REIS
RONILÇO GUERREIRO – FREI MOACYR MALAQUIAS JUNIOR e MARIA TALITA SOUZA FERREIRA
SILVIO PITU – JOSE CARLOS DE OLIVEIRA JUNIOR, JESSIELLEN SOUZA SANTOS e FRANCIELE CAPALDI
ANDRÉ SALINEIRO – LUIZ AURELIO ADLER RALHO, MARCIO RODRIGO LIMA DE OLIVEIRA e SILIZONE CRISTIAN RODRIGUES PEREIRA
MESA DIRETORA – THIAGO DE FREITAS SANTOS, PADRE LUIZ GUSTAVO WINKLER, PEDRO DOMINGOS TELLES

  • Com informações da Câmara de Campo Grande