Início Paróquias Padre Maurício da Silva Jardim é nomeado bispo de Rondonópolis-Guiratinga

Padre Maurício da Silva Jardim é nomeado bispo de Rondonópolis-Guiratinga

105
0
P. Maurício jardim é nomeado bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Foto: CNBB

O Papa Francisco nomeou, para ser bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT), nesta quarta-feira (08/06), o P. Maurício da Silva Jardim, do clero da Arquidiocese de Porto Alegre, até então diretor das Pontifícias Obras Missionárias no Brasil.

P. Maurício da Silva Jardim nasceu em Sapucaia do Sul (RS) em 09/02/1969. Sexto e último filho do casal Cecy da Silva e Honório Jardim. Entrou para o seminário com 21 anos no curso propedêutico. Tem formação em Filosofia pela FAFINC (RS). Bacharelado em Teologia em 1999 pelo Centro de Estudos Teológicos João Vianney de Viamão (RS). Pós graduado em Psicopedagogia em 1998 pela FAFINC (RS). Ordenado presbítero em 11 de dezembro de 1999. Foi assessor da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Porto Alegre de 2002 a 2007. Viveu a experiência missionária em Moçambique de 2008 a 2012 pelo projeto Igreja Solidária do Regional Sul III. Em março de 2016 foi nomeado pelo cardeal Fernando Filoni da Congregação da Evangelização dos Povos, Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF). Tem especialização Lato Sensu em Missiologia pelo ISTA, julho de 2017.

Desde 2016 é diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias no Brasil. Ao tomar conhecimento de sua nomeação, P. Maurício declarou: “a minha primeira atitude que fiz foi me colocar de joelhos, perto da minha cama, eu estava no meu quarto, e rezar a oração do abandono, de São Carlos de Foucauld e uma oração que eu rezo desde o tempo de seminarista, de colocar tudo nas mãos de Deus. ‘Meu Pai, a Vós me abandono, faz de mim o que quiseres, o que de mim fizeres eu te agradeço’”, revelou.

Padre Maurício, assim que for ordenado Bispo, sucederá Dom Juventino Kestering, falecido em 28 de março de 2021, aos 74 anos.

 

Com informações: Vatican News