Início Paróquias Padre João Dessi celebra 70 anos de Profissão Religiosa com paroquianos e...

Padre João Dessi celebra 70 anos de Profissão Religiosa com paroquianos e irmãos de congregação em Lins (SP)

73
0

No domingo, 21 de agosto, os Salesianos de Lins (SP) comemoraram o Jubileu de Platina do P. João Dessi, celebrando uma missa especial, na Igreja Matriz São João Bosco.

O homenageado foi recebido por uma calorosa salva de palmas e acompanhado de seus irmãos da Missão Salesiana de Mato Grosso.

Padre Paulo Vendrame, Diretor da Presença Salesiana em Lins e Reitor do UniSALESIANO deu início à Celebração com entusiasmo: “Hoje é um dia de alegria, de festa, de gratidão a Deus” e lembrou uma frase do Papa Francisco “Onde existe a Vida Religiosa Consagrada, existe alegria!”.

O Diretor também ressaltou: “P. João, nesta Eucaristia queremos agradecer o Dom da sua vida, da sua resposta como Salesiano de Dom Bosco, sacerdote e missionário. Que Deus te abençoe e conceda longos anos de convivência nesta Comunidade de Lins. E na pessoa do Inspetor, agradecemos todo o trabalho daqueles que dedicam suas vidas, nestes 80 em Lins”.

Assim se deu início a Eucaristia presidida pelo P. João Dessi, que lembrou Dom Bosco e sua promessa aos que se tornam Salesianos: “Pão, trabalho e paraíso”.

P. João Bosco Maciel fez a homilia, relatando o histórico de vida do P. João Dessi: “Recordar é retornar ao coração, e em 70 anos de Salesiano, foram muitas histórias e lembranças”.

Padre João (Giovanni) Dessi, nasceu na cidade de Terralba, Ilha da Sardegna, Itália, no dia 27/12/1932. É o caçula de dez filhos, tendo duas de suas irmãs que seguiram a Vocação Religiosa: Ir. Conceição (Salesiana) e Ir. Carmem (Franciscana Terciária).

Aos seis anos de idade falece sua mãe, Sra. Carmela, e aos doze anos, perde seu pai, Sr. Pietro. Sua irmã, Ir. Conceição, o leva como aluno interno ao Colégio Salesiano São Tarcísio, em Roma (1945) onde concluiu o ensino fundamental, prosseguindo no Colégio de Artes e Ofícios Pio XI, na capital italiana. Formou-se Alfaiate: “sempre gostei muito dos Salesianos e decidi ir para o seminário, e também me tornar Salesiano”. Em agosto de 1951 inicia o noviciado, fazendo os votos religiosos em 16/08/1952.

Como jovem Salesiano, Pe. João estudou em Turim (Itália), onde nasceu sua vocação missionária, vindo para o Brasil, Inspetoria do Mato Grosso, em 1955. Trabalhou nas Presenças Salesianas de Cuiabá, Campo Grande, Araguaiana, Alto Araguaia, Corumbá e Lins. Após vários anos como Salesiano Irmão (Mestre), foi ordenado Sacerdote no dia 08 de dezembro de 1990.

Ao final, P. João agradeceu a Deus, e a “Mamãe Carinhosa”, como ele chama Nossa Senhora, pelo Dom da Vocação Salesiana; ao P. Paulo, diretor da Casa de Lins, pela festa tão bonita; a presença de todos os Salesianos e Salesianas que vieram; ao casal de amigos de Rondonópolis – MT (Sr. Miguel e D. Eva) e a todas as pessoas que estiveram presentes: “Que Deus, nosso Senhor, Nossa Senhora, nos deem a recompensa de nos encontrarmos todos no Paraíso”.

P. Paulo pediu que o P. João contasse algo vivido por ele, momento único da história da Igreja, quando jovem, na Praça de São Pedro, no Vaticano, data em que o Papa Pio XII proclamou o Dogma  da Assunção de Nossa Senhora: “fico emocionado, o céu coberto por nuvens escuras se abriram e iluminaram a pessoa do Papa, no momento que ele proclamou o Dogma, que Maria foi elevada ao céu, de corpo e alma, e todos começaram a gritar: Viva Nossa Senhora”.

Finalizando a Celebração, todos cantaram os parabéns ao P. João em forte e bom tom.

P. Paulo lembrou uma frase de Dom Bosco que dizia “Festa na Igreja, Festa na mesa”, e na saída da missa, todos ganharam um pedaço de bolo, refrigerante e uma lembrança impressa (Cartão Comemorativo) da Celebração Jubilar.

Então P. João Dessi deu a benção final. “Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe”.

 

Destacamos as presenças:

P. Ricardo Carlos – Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso – Campo Grande (MS)

Ir. Fábio Júlio – Ampare/ Obras Sociais de Campo Grande

Ir. Armando Catrana, Três Lagoas (MS)

Ir. Rafael Stivanelli, Colégio Salesiano Dom Bosco, Três Lagoas (MS).

Ir. Rafael Lochi, UCDB, trabalhou em Lins nos anos 1990.

P. Areovaldo, da Diocese de São José do Rio Preto.

P. Amércio Resende de Oliveira – Indápolis/ Dourados (MS) – Pároco da Paróquia NSA

P. José Alves de Araújo – Três Lagoas (MS)/ Pároco da Paróquia São Francisco de Assis

P. Otiles Dirceu da Paixão – Vigário da Paróquia São João Bosco de Lins

P. Giulio Boffi – 45 anos de vida salesiano – Indápolis/ Dourados (MS)

P. João Bosco Monteiro Maciel, Meruri (MT), Povo Boe-Bororo – 59 anos de vida Salesiana

P. Erondi Tamandaré/ Diretor da Presença Salesiana em Araçatuba (SP)

P. Gilberto Moreno –  Paróquia São Lucas/ Diocese de Lins

P. Edson Colmam – Pároco da Paróquia Dom Bosco em Lins

P. Paulo Vendrame – Diretor da Presença Salesiana de Lins (SP)

Irmãs Salesianas, Filhas de Maria Auxiliadora (FMA)

Associação de Maria Auxiliadora (ADMA)

Salesianos Cooperadores

Ex-alunos

Marcelo Uenaka

Coordenador de Marketing e Comunicação – UniSALESIANO de Lins (SP)