Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Padre Giulio Boffi é homenageado na Assembleia Legislativa de MS no Dia da Comunidade Italiana

Padre Giulio Boffi é homenageado na Assembleia Legislativa de MS no Dia da Comunidade Italiana

30 de junho de 2022

Em noite marcada pela emoção e nostalgia, representantes da comunidade italiana foram homenageados pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (29/06). Com o plenário lotado, 20 italianos e descendentes de italianos, que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do Estado, receberam homenagens em sessão solene alusiva ao Dia da Comunidade Italiana, celebrado em 2 de junho e instituído pela Lei 1.886/1998. A solenidade foi proposta pelo deputado Paulo Corrêa (PSDB), presidente da Casa de Leis. “Quero dizer que estou muito feliz de ser autor desta sessão solene, mas não posso me furtar de dizer que quem me sugeriu foi o Maurício Picarelli, que é autor da lei que instituiu o Dia da Comunidade Italiana. Quero dizer a todos os italianos e seus descendentes – filhos, netos e bisnetos – que aqui estão, que temos muita fé que a cultura italiana prevaleça e permaneça no nosso Estado por muito tempo”, disse o deputado Paulo Corrêa, em sua saudação no início da solenidade.

Por indicação do propositor da sessão solene, deputado Paulo Corrêa, foram homenageados, além do reitor Marcelo Turine, Adriana Rezende Corrêa, Armando Camillo, Bruno Henrique Urban, Cleise Wolf Fedrizzi, Gilbert Marcelo Fico, Juliana Miranda Rodrigues da Cunha Passarelli, Gustavo Passarelli da Silva, Padre Giulio Boffi e Roberto Gurgel de Oliveira Filho. Também recebeu a homenagem o ex-deputado estadual Maurício Picarelli, autor da Lei 1.886/1998 e atual gerente da Rádio e TV ALEMS.

Também receberam a honraria, por indicações de outros parlamentares, as seguintes pessoas: Genaro Cristaldo Bruschi (indicado pelo deputado Amarildo Cruz), Vera Lina Marques Vendramini (deputado Evander Vendramini), Marcus Vinícius Pollet (deputado Felipe Orro), Ernesto Campagna, in memorian (indicação do deputado Herculano Borges), representado por seu filho, René Alves Campagna, Bruno Maddalena (deputado João Henrique) e Manoel Da Cruz (deputada Mara Caseiro).

Além dos indicados pelos deputados, também foram homenageados, por indicação do Circolo Italiano Guglielmo Marconi, estas pessoas: Angelo Bruno Júnior, Irmã Silvia Vecellio e Patrícia Ramires.

A sessão se encerrou com a bênção do padre Giulio Boffi, um dos homenageados. “Pedir a bênção de Deus significa abrir o nosso coração e a nossa mente a quem nos

Padre Giulio Boffi representou os missionários salesianos vindos da Itália que ajudaram a construir a História de Mato Grosso do Sul. Foto: Wagner Guimarães

criou, nos mantém vivos e nos fez entender o sentido da vida. E esse sentido está em fazermos o bem para os outros. O importante é fazer caridade sem querer nada em troca, mas apenas porque vê a necessidade do outro”, disse o sacerdote. “Os italianos, como foi dito, são caridosos. Mas os brasileiros também é um povo muito caridoso“, completou.

Ainda antes de dar as bênçãos, o padre reforçou a importância de se fazer o bem. “A caridade é o único caminho para a felicidade. E felicidade é o que desejo a todos vocês. Onde se encontra um coração que ama e que sofre com os sofrimentos dos outros, aí está a morada de Deus. A única coisa que Deus quer de nós é que todos sejamos felizes. E isso acontece quando amamos e nos sentimos amados”, ensinou. “Que esta bênção entre no nosso coração e no coração de nossos familiares e torne nossa família cada vez mais unida no propósito de ajudar uns aos outros a serem felizes”, finalizou.

Sobre receber a homenagem, P. Giulio afirmou que divide a honraria com os demais salesianos vindos da Itália que ainda mantém importantes atividades nas presenças salesianas, como o P. José Marinoni e Ir. Raffaele Lochi, na UCDB e P. Luigi Favero, no Colégio Dom Bosco.

Em nome dos homenageados, fez os agradecimentos o reitor Marcelo Turine. “Cada um tem uma história de vida que foi falada um pouco aqui, uma trajetória com os pais, avós, bisavós. Então, esse é um momento de muita riqueza e de muitas lembranças”, disse o professor.

Com informações: Agência ALEMS

Fotos: Wagner Guimarães

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS