Início Comunicação Social P. Ricardo realiza visita canônica às Comunidades Missionárias de Meruri e São...

P. Ricardo realiza visita canônica às Comunidades Missionárias de Meruri e São Marcos

56
0

No Município de Barra do Garças (MT) estão localizadas três presenças salesianas da Inspetoria Missionária de Santo Afonso Maria de Ligório. A Comunidade Santo Antônio, responsável pela Paróquia Santo Antônio, no centro da cidade de Barra do Garças, e as presenças missionárias de Meruri e São Marcos, que atendem às Missões Indígenas Bororo e Xavante, respectivamente. Nesta semana, o inspetor, P. Ricardo Carlos, esteve nessas comunidades missionárias para a visita canônica, entre os dias 25 (segunda-feira) e 28 (quinta-feira), começando pela Comunidade Sagrado Coração, em Meruri.

Antes da abertura oficial da visita, P. Ricardo participou do retiro mensal da Comunidade, oportunidade em que cumpriu um dos objetivos da visita canônica que é o de manter uma convivência fraterna junto aos salesianos, que têm a bênção da presença das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) nas atividades desenvolvidas junto aos indígenas Boe-bororo e Xavante, na região. Após abertura, o Inspetor iniciou os encontros individuais com os irmãos da Comunidade e com a Cooperadora Salesiana, Sra. Bernadethe Campos.

O primeiro compromisso da terça-feira (26/10) foi logo ao amanhecer. Junto com os demais irmão salesianos da comunidade, o inspetor foi até o túmulo dos Servos de Deus, P. Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo. Ali foi feita a oração das Laudes, na Liturgia das Horas. Ainda no período da manhã, o Inspetor esteve com lideranças indígenas Boe-bororo e com a Presidente da Associação das Mulheres Indígenas de Meruri (AREME). Em seguida, na companhia do diretor, P. Andelson Oliveira, o Inspetor visitou as aldeias indígenas Koge Ekureu e Nabure Eieao.

 

P. Ricardo Carlos com a comunidade salesiana de Meruri

Na parte da tarde, o Inspetor da MSMT seguiu para a Comunidade Salesiana de São Marcos, onde foi recebido pelos salesianos da Casa e pelas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). No fim da tarde, na companhia do P. José Marcos de Oliveira e da Ir. Maria Imelda, teve um encontro fraterno com um grupo de seis jovens vocacionados Xavante. Naquela ocasião, todos se uniram para rezar o terço, os com pelos jovens Xavante percorrendo a Aldeia Central de São Marcos levando a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora. Ao final da oração, o inspetor presidiu uma Celebração Eucarística que foi concelebrada pelos Salesianos Sacerdotes da Comunidade. À noite, P. Ricardo visitou as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).

Já na quarta-feira (27/10), o P. Douglas Chrystiano, a Ir. Maria Imelda (FMA) e o aspirante Juliano Hernandes acompanharam o P. Ricardo até a aldeia Nossa Senhora de Fátima. Lá, o Inspetor presidiu a Eucaristia. Na ocasião, os catecúmenos da comunidade receberam o símbolo da fé, como parte da preparação para receberem o Sacramento da Iniciação Cristã, o Batismo, o que está programado para acontecer no dia 19 de dezembro, ainda neste ano. Durante a Celebração, o Inspetor destacou a beleza, participação e o profundo significado da preparação realizada pelo povo Xavante. A Visita Inspetorial foi encerrada na manhã do dia 28, quinta-feira.

Euclides Fernandes

DRT/MS  55/02