Início Comunicação Social P. Ricardo Carlos preside 28ª Assembleia Geral da CISBRASIL em Brasília

P. Ricardo Carlos preside 28ª Assembleia Geral da CISBRASIL em Brasília

73
0

O Inspetor Padre Ricardo Carlos, na condição de Diretor-Presidente da Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco do Brasil (CISBRASIL), presidiu a 28ª Assembleia Geral Ordinária da CISBRASIL, realizada na tarde de ontem, dia 27 de abril. Esta é a primeira reunião presidida por P. Ricardo, que tomou posse como novo presidente da CISBRASIL durante a 35ª Assembleia Geral e 32ª Assembleia Geral da RSB, realizadas em novembro do ano passado, em Brasília (DF). Seu mandato como presidente vai até o fim de 2024, finalizando os três anos de duração previstos.

O evento é realizado anualmente nos meses de abril e novembro, e tem como objetivo estudar, discernir e definir as prioridades de frentes de trabalho de aspecto carismático, congregacional e jurídico das seis Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) no Brasil: Inspetoria São Domingos SávioInspetoria Salesiana São Luiz GonzagaInspetoria Santo Afonso de LigórioInspetoria Salesiana de Nossa Senhora AuxiliadoraInspetoria São João Bosco e Inspetoria São Pio X.

A reunião contou com a presença do Presidente da Congregação e Conselheiro Regional para a América Cone Sul, P. Hector Gabriel Romero, e do Diretor Executivo da Rede Salesiana Brasil (RSB), P. Nivaldo Luiz Pessinatti. Também participam da Assembleia os encarregados de atividades estratégicas: P. Herison Leandro da Silva Cavalcanti, Coordenador Nacional dos Párocos, responsável pelas cerca de 70 paróquias salesianas espalhadas pelo país; P. José Ricardo Mole, Coordenador Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana para os SDB e atual Vice-inspetor da Inspetoria São João Bosco; e P. Paulo Manoel Profilo (BSP), Coordenador Nacional de Formação.

Nesta primeira Assembleia Geral da CISBRASIL de 2023 buscou-se aprovar o exercício administrativo a partir da prestação de contas ano de 2022 e dar a aprovação definitiva do orçamento da Conferência para 2023. Este trabalho é feito com o parecer técnico do Conselho Fiscal e com a assessoria da Coordenadora Executiva da Rede Salesiana Brasil, Maria Dantas, e também com a consultoria da advogada representante do escritório da RSB e Assessora Jurídica para a CISBRASIL, Dra. Vanessa Martins.

Entre os principais assuntos abordados, destaca-se o investimento feito em relação às publicações Salesianas. “Nós conversamos e até fizemos um resgate histórico da publicação das Memorias Bibliográficas de São João Bosco, que começou ali em 2017/2018, e estamos já com o décimo segundo volume impresso e entregue. Um dos projetos e analises é exatamente que, para 2023, ainda serão editados e publicados os volumes 13, 14 e 15”, comenta P. Pessinatti. “Conversamos também sobre o trabalho em rede feito junto com as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), que chamamos de Rede Salesiana Brasil, e que tem como grande objetivo articular nas várias áreas – Escolas, Ação Social, Comunicação e Pastoral Juvenil, principalmente – os trabalhos em comum que fazemos nós, Salesianos de Dom Bosco, e as Filhas de Maria Auxiliadora”, completa.

Durante a reunião também foi estudada a preparação para o Encontro Nacional da RSB que vai acontecer ainda neste ano em Aparecida (SP), bem como o Encontro Nacional dos Diretores Salesianos, que reunirá cerca de 100 diretores no mês de agosto para uma semana de estudo sobre o papel do Diretor Salesiano. O evento contará com a assessoria do Salesiano Missionário italiano P. Sílvio Roggia, um dos responsáveis pela elaboração do Manual do Diretor.

No dia seguinte (28/04), P. Ricardo participou da Assembleia Geral da Rede Salesiana Brasil, com a presença de todo o corpo administrativo da RSB, que reúne Salesianos e Salesianas.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Rede Salesiana Brasil