Início Ação Social Oratório festivo encerra o mês de maio na Casa Dom Bosco

Oratório festivo encerra o mês de maio na Casa Dom Bosco

347
0
Crianças atendidas pela Casa Dom Bosco participam de Oratório Festivo no encerramento do mês de maio. Foto: MSMT

Durante o mês de maio recordamos com devoção Maria, mãe de Jesus. Em muitas paróquias e comunidades é realizada a tradicional coroação da imagem de Nossa Senhora. Para a Família Salesiana merece destaque a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, a qual é padroeira principal da Sociedade de São Francisco de Sales. Além disso, ao final do mês toda a Igreja celebra a Visitação da Bem-aventurada Virgem Maria à sua prima Isabel. Todas essas comemorações tornam o mês de maio profundamente mariano para os fiéis católicos.

Em vista disso, na Obra Social Casa Dom Bosco os pós-noviços Pablo Gomes, Marcelo Santos, Alison Penha, Luís Felipe e o tirocinante Gabriel Brolio promoveram, no dia 25 de maio, um Oratório festivo voltado para o encerramento do Mês mariano. Durante todo o mês foi apresentada para as crianças e adolescentes a pessoa de Maria enquanto mulher de fé e mãe de Jesus Cristo. Assim como Dom Bosco os salesianos formandos procuraram despertar nos oratorianos o amor à Virgem Maria, a qual nos é apresentada como nossa mãe pelo próprio Jesus quando diz ao discípulo amado: “Eis tua mãe! ” (Jo 19,27).

A comemoração contou com o apoio dos Salesianos Cooperadores da Paróquia São João Bosco de Campo Grande, que doaram o lanche, doces e pipocas. O gesto foi uma ação concreta em prol das crianças e adolescentes que participam do Oratório semanal na Obra Social. Dessa maneira, os Salesianos Cooperadores realizaram um gesto concreto indicando que o mês de maio, permeado de orações e louvores à Maria, também é propício para se envolver em atividades em prol dos mais necessitados, portanto, unindo oração à ação.

Também auxiliaram nas atividades o casal Renata e Luciano, ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, que se fizeram presente na Obra colaborando na assistência aos oratorianos. Na ocasião Renata dialogou com as meninas que frequentam o Oratório, tendo por objetivo orientá-las acerca da sacralidade do corpo, o qual é templo Deus, morada do Espírito Santo.

Enfim, o Oratório festivo marcou não apenas o termino do mês de maio, mas sobretudo a vida de todas as crianças e adolescentes com a figura de Maria Santíssima. Para alguns oratorianos a figura de Maria se torna de fato um auxílio espiritual e materno diante dos desafios da vida. Assim, a Obra Social Casa Dom Bosco continua a missão de Dom Bosco em meio as periferias urbanas de nosso tempo.

Por: Luís Felipe G. Barros, SDB