Você está em:    Home      Notícias      Animação Missionária      Operação Mato Grosso inaugura capela em Aldeia Xavante

Operação Mato Grosso inaugura capela em Aldeia Xavante

17 de novembro de 2022

A construção em forma circular, com formato de casa indígena, mas feita de tijolos e cimento, foi instalada no centro da aldeia, onde a comunidade xavante já costumava se reunir para orações, festas e celebrações. O local foi inaugurado nesta semana com uma missa presidida pelo P. Paulo Roberto Lupifieri, da Paróquia Imaculada Conceição, da cidade de Bilac (SP), tradicional benfeitor das obras da Paróquia Pessoal São Domingos Sávio, na região de Nova Xavantina.

A aldeia Santa Rita tem cerca de dois anos de existência e surgiu da repartição de uma outra aldeia da região, a São José. Desde o início, os primeiros moradores da comunidade solicitaram aos missionários a construção de uma capela. Então o grupo da Operação Mato Grosso, que tem o casal Vanderlei e Raquel Miranda como referentes em Campinápolis, articulou parcerias e conseguiu doações vindas de várias partes do Brasil e da Europa. A comunidade indígena também colaborou na construção do espaço religioso. A Missão Salesiana participou, através do Diácono José Alves de Oliveira. A nova capela na aldeia Santa Rita de Cássia está no território da Paróquia São Domingos Sávio.

A celebração contou com o padre Lorenzo Cuper, da Operação Mato Grosso, que atua no Equador, e um grupo de jovens italianos – 10 jovens que estão em visita à região – e que vieram, entre outras coisas, para participar desse momento, além do Padre Paulo, de Bilac, da Paróquia Imaculada da Conceição. Os cantos foram em xavante, a liturgia foi em português e espanhol. Após a celebração foi servido um pequeno lanche de confraternização para festejar com a comunidade indígena. “Ficam os nossos agradecimentos ao grupo da Operação Mato Grosso pelo envolvimento que teve na construção desse espaço religioso dessa capela”, declarou o diácono salesiano.

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS