Início Comunicação Social O Conselheiro Geral para a Comunicação Social visita África e incentiva a...

O Conselheiro Geral para a Comunicação Social visita África e incentiva a transformação digital

14
0

De 23 a 28 de maio, o P. Gildasio Mendes, Conselheiro Geral para a Comunicação Social, fez uma visita de animação à jovem Inspetoria Santo Artêmides Zatti, da África Nigéria-Níger (ANN), criada em 2022. O objetivo da visita foi animar o setor de Comunicação Social e seus colaboradores.

A visita coincidiu com a conclusão da Novena de Maria Auxiliadora e o P. Gildásio Mendes participou das atividades organizadas na Casa Inspetorial de Lagos, no pós-noviciado em Ibadan e no Santuário de Maria Auxiliadora em Akure.

Em Lagos, o P. Gildasio Mendes encontrou-se com membros da comunidade da Casa Provincial e com a equipe do departamento de comunicações para conhecer a situação cultural, sociopolítica e econômica, e observou a natureza animada e multifacetada da população local.

No pós-noviciado de Ibadan, o Conselheiro Geral para a Comunicação Social foi calorosamente recebido por estudantes de Filosofia. Ao presidir a missa festiva de Maria Auxiliadora, ele enfatizou o papel de Maria como modelo de vida e comunicação cristã e expressou admiração pela criatividade dos salesianos na educação, particularmente por meio do uso da música, da arte e da dança como métodos de comunicação.

Em seguida, o P. Gildasio Mendes enfatizou a importância de investir esforços na transformação digital da Inspetoria, sugerindo a definição de boas estratégias, a formação salesiana e profissional dos envolvidos na comunicação e a implementação de projetos digitais criativos, como a rádio digital, o jornalismo móvel (MoJo, em inglês) e o noticiário inspetorial.

No Santuário de Maria Auxiliadora, em Akure, o P. Gildasio Mendes presidiu a missa e visitou vários projetos comunitários, incluindo o centro de saúde, a rádio e a gráfica.

De volta a Lagos, ele se encontrou com o Delegado Inspetorial para a Comunicação, P. Samuel Job, para conversar sobre os projetos de comunicação da Inspetoria, o site da Região África-Madagascar e sobre outros projetos para a transformação digital.

Na reunião do Conselho Inspetorial, o Conselheiro Geral expressou sua gratidão pelo trabalho dos salesianos na promoção do carisma, particularmente na comunicação e enfatizou que a comunicação deve servir ao carisma e manter um diálogo com o Evangelho e o Sistema Preventivo Salesiano, ao mesmo tempo em que ter como base os valores culturais e tradicionais locais.

Por fim, o P. Gildasio Mendes encorajou a Inspetoria a formar jovens salesianos para evangelizar na cultura digital e no ecossistema da Inteligência Artificia, além de sugerir a retomada do Boletim Salesiano com pelo menos duas edições por ano.

Com informações ANS.