Início Publicações Novo livro sobre Catequese e Liturgia tem assinatura salesiana

Novo livro sobre Catequese e Liturgia tem assinatura salesiana

89
0

Catequese, Liturgia e Mistagogia é o título do livro lançado pela editora Paulus neste início de ano. Ele é assinado pelo P. João dos Santos Neto, salesiano, mestre e doutor em Teologia Pastoral, professor da Università Pontificia Salesiana em Roma, juntamente com o P. Humberto Robson de Carvalho, da Arquidiocese de São Paulo, Região Episcopal Santana, atual coordenador do Curso de Pós-Graduação em Catequese no Campus Pio XI do Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

A sinopse do livro apresenta que “a catequese e a liturgia, como elementos fundamentais na missão evangelizadora da Igreja, necessitam constantemente avaliar como são recebidas pelas diversas realidades, culturas e períodos históricos, de modo que tão grande tesouro não seja menosprezado por falta de compreensão. Muitas vezes, a catequese perde a força do querigma, ao centrar-se exclusivamente na doutrina, e a liturgia, por sua vez, pode tornar-se uma somatória de elementos aleatórios, quando há falta de compreensão espiritual da linguagem simbólica”.

De acordo com os autores, o livro busca “proporcionar aos leitores o conhecimento experiencial da pedagogia mistagógica da Igreja, que articula a experiência de vida dos discípulos, a catequese e a liturgia, para que todos possam mergulhar no mistério de Jesus Cristo na comunidade eclesial”.

Ainda de acordo com a sinopse da editora, “os autores abordam a relação entre catequese e liturgia e falam sobre a crise gerada por sua separação, bem como sobre as oportunidades que surgem dela, além de apresentarem o mistério pascal de Jesus Cristo como eixo que une a catequese à liturgia e as quatro etapas da catequese catecumenal”.

O livro é indicado a estudantes de teologia, catequistas e demais cristãos que desejam aprofundar os conhecimentos sobre catequese e liturgia e pode ser adquirido diretamente na página da editora Paulus.