Durante os quatro dias de intercâmbio, eles estudaram, rezaram, cantaram, conversaram, festejaram, meditaram e trocaram muitas experiências. Logo no primeiro dia, o desafio foi abraçar a proposta de santidade, no jeito salesiano de ser, com alegria e responsabilidade. “É tudo muito bonito, a santidade foi feita para os jovens”, afirmou Luís Felipe de Jesus, aluno da Cidade Dom Bosco, em Corumbá, reconhecendo que é um caminho difícil, mas desafiador.
Quem apresentou o tema, baseado na “Estreia 2019”, foi o salesiano estudante de teologia Rafael Gustavo Lopes. De acordo com ele, os jovens estão sedentos de viver a santidade nos dias de hoje, e que é perfeitamente possível de ser alcançada. “… é ser alegre, ser otimista, mas cumprir bem todos os seus deveres, ser um bom filho, um bom amigo, um bom pai, um bom professor, nesse ambiente em que nós vivemos hoje”, afirmou.
Neste ano, os participantes do Intercâmbio de Líderes puderam fazer todas as oficinas apresentadas: recreação, comunicação e liturgia, em 2 períodos para cada uma. O resultado foi uma capacitação técnica nas principais áreas de atuação do jovem nos grupos formados a partir das atividades pastorais nas escolas. “…eu aprendi cada detalhe de como ser um líder e como participar de um grupo”, afirma a jovem Gabriela Souza Szablewiski, de 15 anos. E completa: “eu saí daqui formada para formar outros jovens”, lembrando o compromisso de utilizar o conhecimento adquirido.
Os momentos mais fortes do encontro, de acordo com os jovens, foram as celebrações da Eucaristia e Lectio Divina, a oração do Terço luminoso e a adoração ao Santíssimo Sacramento. Eles puderam reviver os dias de “Jornada”, que serviram de impulso inicial para a efetiva participação nas atividades pastorais nas escolas. “E é ainda mais intenso do que foi na Jornada porque agora você já tem um conhecimento maior do que é o Amor de Deus”, revela entusiasmada a jovem Suzana dos Santos Cruz, estudante do Colégio Salesiano São Gonçalo, de Cuiabá.
O delegado inspetorial para as escolas da MSMT e diretor do Colégio Salesiano Santo Antônio, de Cuiabá, padre Hermenegildo Conceição da Silva considerou extremamente positivos os resultados atingidos neste Intercâmbio de Líderes. “Creio que este foi um momento muito especial para os jovens, para os educadores e para os salesianos. Tudo o que foi planejado foi cumprido da melhor forma possível”, afirmou.
O Intercâmbio de Líderes é uma tradição já antiga da Inspetoria de Mato Grosso, que completa 125 anos de história agora em 2019. De acordo com o padre Wagner Galvão, Delegado Inspetorial para a Pastoral da Juventude, apesar da MSMT ser uma Inspetoria Missionária, as presenças nas escolas é uma das atividades marcantes dos salesianos por aqui. “A Escola é o lugar que educa, que evangeliza, o local onde os salesianos têm a oportunidade de levar muitos jovens para Deus”, destacou. “e o Intercâmbio é o momento especial de reunir os jovens líderes que evangelizam outros jovens para orientá-los, rezar com eles, meditar e prepara-los para que assumam o protagonismo da evangelização no ambiente educativo”, afirmou lembrando que esses jovens saíram do encontro com uma experiência que vai ser lembrada ainda por muitos outros anos.
Veja o vídeo sobre o Intercâmbio 2019 clicando abaixo: