Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Nos 25 anos da organização das IUS, curso para novos diretivos é mais um marco para Congregação Salesiana

Nos 25 anos da organização das IUS, curso para novos diretivos é mais um marco para Congregação Salesiana

12 de setembro de 2022

Com a presença do coordenador geral das Instituições Salesianas de Ensino Superior (IUS), P. Oscar Lozano, do presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), P. Ricardo Carlos, e do Reitor da Universidade Católica Dom Bosco, P. José Marinoni, teve início na manhã de hoje (12/09) o curso “Liderança e gestão das IUS”, voltado para novos gestores de universidades, faculdades e centros universitários da América.

A programação teve início com uma missa presidida por P. Ricardo e concelebrada por sacerdotes salesianos na Paróquia Universitária São João Bosco, no campus da UCDB. Na abertura oficial do evento, P. Marinoni deu as boas vindas aos participantes: “Sintam-se em casa. A UCDB tem a alegria de recebê-los para este curso que é tão importante para discutirmos e aprendermos sobre nossas instituições”, afirmou.

P. Ricardo, que é Chanceler da UCDB e participou da primeira edição do curso realizada em 2018, destacou a evolução das IUS. “Estamos vivendo um ano histórico: são 25 anos de formalização dessa rede de instituições salesianas de ensino superior. Nesse tempo, trabalhamos em duas frentes, a formação e a identidade, que são faces da mesma moeda. A nossa universidade os acolhe com muito carinho e a troca de experiências é muito importante. Na primeira edição, participei do curso e pude aproveitar muito e tenho certeza que todos vocês também aproveitarão”.

Em seu discurso, Pe. Oscar lembrou da vivência do carisma da familiaridade. “Vivemos um ambiente de família acadêmica, universitária e, sobretudo, salesiana. É um momento de renovação, que nos abre os horizontes e nós temos um horizonte em comum. É importante refletirmos sobre como estamos formando o futuro das nossas instituições”.

Participam do evento representantes de instituições do Brasil, Chile, Equador, Bolívia, El Salvador e Espanha. Com uma intensa programação, o evento segue até dia 18, com atividades nos três períodos.

Programação

A Pró-Reitora de Graduação e Extensão da UCDB, professora Rubia Renata Marques fez as duas primeiras sessões, com os temas “Contexto Global e educação superior” e “Modelos institucionais de educação superior”.

O Reitor da Pontifícia Universidade Salesiana em Roma, P. Andre Bozzolo, foi o conferencista da tarde. A palestra on-line foi sobre “Identidade e missão da universidade católica”. A quarta sessão do dia foi com o Reitor da UCDB, P. José Marinoni, que relatou a experiência com o tema “Histórias e vivências na gestão da Universidade Católica Dom Bosco”.

Sílvia Tada

Assessoria de Comunicação e Imprensa – UCDB

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS