Início CG 28 Não apenas salesianos para os jovens, mas jovens salesianos

Não apenas salesianos para os jovens, mas jovens salesianos

65
0

(ANS – Roma) – “Jovens Salesianos e acompanhamento – Orientações e diretrizes”. A primeira ‘semente’ de reflexão que 5 jovens Salesianos lançam aos seus colegas e a todos os Salesianos no vídeo de 3 minutos em 5 línguas do mês de setembro quer abrir os nossos olhos a esta consciência: são muitos os jovens salesianos . É um carisma, um dom, um desafio: como ser e tornar-se rosto de Dom Bosco cada vez mais próximo dos milhões de jovens que clamam por essa proximidade? O CG28 encoraja os jovens a serem verdadeiros protagonistas e não apenas beneficiários: isso vale sobretudo para os milhares de jovens que são ou estão prestes a se tornar salesianos.

Quando se responderam ao questionário em que participaram 86% dos jovens em formação inicial, o número que imediatamente emergiu com força foi o numérico, tão consistente, quanto à idade e distribuição dos Salesianos no vasto. maioria com menos de 30 anos de idade. O Salesiano é uma Congregação religiosa com um grande número de jovens religiosos, a mais difundida nos 5 continentes.

É verdade que não se trata de uma distribuição homogênea em termos de idade, e isso se vê imediatamente se compararmos a porcentagem de Salesianos com votos temporários em relação ao total em duas regiões geograficamente próximas, mas muito diferentes: no Mediterrâneo a porcentagem de SDB com notas. temporário é 4,17%; na África Madagascar é de 37,35% (31 de dezembro de 2018). Essas diferenças entre regiões e províncias, porém, não diminuem a consistência numérica dos jovens confrades como Congregação como um todo, mas oferecem indicações claras sobre o novo rosto dos salesianos que está surgindo.

72,48% dos noviços em 31 de dezembro de 2019 vivem na África, Sul da Ásia, Leste da Ásia e Oceania. 93% dos pós-noviços responderam ao questionário de 2017 sobre acompanhamento. Deste grupo de jovens salesianos, 59,4% usavam o inglês. Não é necessário ser profetas para captar os sinais do futuro que dão esperança e ao mesmo tempo desafiam fortemente, sobretudo para o investimento formativo a que se é chamado como Congregação.

John Paul, Anselmo, Marc-Auguste, Chema, Tommaso fazem três perguntas no final do vídeo, para estimular a reflexão e o compartilhamento na comunidade. São resumidos no PowerPoint / PDF que acompanha o próprio vídeo, onde é dado mais espaço aos dados e existe um link para as páginas do documento no acompanhamento cuja divulgação se pretende promover (no 1º capítulo em particular):

  • Como cultivar o SENTIDO DE PERTENCER à Igreja e à nossa Congregação Salesiana? Estamos abertos aos grandes HORIZONTES que a Igreja e a Congregação abrem diante de nós?
  • Como vivenciamos a INTERNACIONALIDADE e a INTERCULTURALIDADE? Eles são percebidos como um problema ou um recurso valioso?
  • Como funciona o DIÁLOGO ENTRE GERAÇÕES em nossa comunidade educacional?

Veja o vídeo no link abaixo