Início Instituição de Ensino Superior Museu das Culturas Dom Bosco leva exposição itinerante para o Pátio Central...

Museu das Culturas Dom Bosco leva exposição itinerante para o Pátio Central Shopping

53
0

O Museu das Culturas Dom Bosco leva a exposição itinerante “70 anos do Museu das Culturas Dom Bosco” – com o tema “Um Senhor Museu”, para a região Central de Campo Grande, no primeiro piso do Pátio Central Shopping, localizado à Rua Marechal Rondon, 1380. A abertura será na próxima segunda-feira (20), das 8h às 18h, funcionando até o dia 2 de outubro, com exceção dos domingos.

Um item bastante curioso, que estará exposto, é a assinatura da visita do Papa João Paulo II em 17 de outubro de 1991, quando passou por Campo Grande. Ele foi declarado santo pelo Papa Francisco no dia 27 de abril de 2014, sendo celebrado o dia de São João Paulo II no dia 22 de outubro, data em que celebrou a primeira missa como pontífice.

Os visitantes poderão apreciar animais taxidermizados do Cerrado e do Pantanal, como onça parda, lobo guará, tatu canastra e urubu rei. Também estarão a disposição a coleção de paleontologia (fósseis da corumbella werneri e do mesossaurus); coleção de arqueologia (objetos de pedra lascada – ponta flecha e pedra polida – machados); e a coleção de etnologia (plumária, cerâmica e adornos de diferentes povos indígenas de Mato Grosso do Sul e do Brasil).

“Essa foi uma forma de levar o acervo do Museu aos campo-grandenses no centro da cidade,  comemorando também essa data tão importante de 70 anos”, explica o coordenador do Museu, Dirceu Maurício van Lonkhuijzen. Devido a pandemia, ao longo de 18 meses, o Museu não pode receber as pessoas de forma presencial, apenas virtual.

A exposição itinerante do Museu no Pátio Central Shopping integra a programação da 15ª Primavera de Museus, que conta  com a palestra “Museus: perdas e recomeços” (dia 20 às 19h) , visita virtual guiada, mediada (de 20 a 24 das 9h às 16h) pelo canal do YouTube do Museu, visitação presencial agendada (dias 22 e 23 das 14h às 16h) pelo e-mail info@mcdb.org.br ou telefone (67) 3312-3903 e no dia 24, às 17 horas, a realização do III Encontro – Rede de Educadores de Museus de Mato Grosso do Sul, com a palestra “Educação em Museus”, ministrada pela professora Renata Sant`Anna (MAC/USP), também pelo YouTube do Museu.

A programação dos 70 anos do Museu também contou com a apresentação do selo comemorativo, que será comercializado nos Correios. Ao longo desse tempo, pelo menos 500 mil pessoas já passaram pelo local, contando com figuras ilustres do Brasil e do exterior, incluindo o Papa João Paulo II. E pensando nisso, outra parte das comemorações dos 70 anos do Museu é reunir fotografias desses visitantes, retratando a sua história com o Museu das Culturas Dom Bosco, para expor em diversos locais de Campo Grande. As imagens podem ser enviadas pelo e-mail info@mcdb.org.br.

Gilmar Hernandes

Assessoria de Comunicação – UCDB