Início Instituição de Ensino Superior Museu das Culturas Dom Bosco é um dos destaques de evento nacional...

Museu das Culturas Dom Bosco é um dos destaques de evento nacional sobre educação museal

94
0
Museu das Culturas Dom Bosco, em Campo Grande (MS). Foto: Arquivo UCDB

O Museu das Culturas Dom Bosco, coordenado por Dirceu Maurício van Lonkhuijzen, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), será um dos destaques do I Encontro Nacional de Educação Museal (Emuse). O evento acontecerá no dia 6 de julho, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Cachoeira (BA). Dirceu será o coordenador da Mesa I, que abordará o tema “Perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas do campo da educação museal”, com o objetivo de apresentar trabalhos que reflitam a produção teórica e epistemológica do campo, bem como a formação e capacitação de profissionais.

Dirceu possui bacharelado e licenciatura plena em Geografia pela UCDB, além de especialização em educação ambiental e técnico em museologia pela mesma instituição. Atualmente, ele é doutorando em ensino de ciências, com linha de pesquisa em educação ambiental, no Instituto de Física (INFI) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Durante o encontro, serão apresentados diversos trabalhos, entre eles: “História como ciência: instigando a reflexão a partir da educação museal”, com Ana Gabriela Vasconcelos Cavalcante e Vitória Maria Araújo Pessoa; “Atuação dos museus enquanto sistema aberto: uma possível realidade”, com Guilhermina de Melo Terra e Eliene Bina; “As referências nas disciplinas de educação nas graduações em museologia”, com Karlla Kamylla Passos; “E o palavra se fez carne: a influência de Paulo Freire nos museus e na(s) museologia(s)”, com Moana Campos Soto; “Educação museal, redes e profissionalização: as eleições para o Comitê Gestor da Rede de Educadores em Museus do Brasil”, com Suzana Gomez Pohia, Brune Ribeiro da Silva, Kamylla Passos, Mona Nascimento e Paola Maués; “A educação museal no curso de Pedagogia da Unirio: um relato sobre o estágio em gestão educacional e a importância da parceria museus-universidade”, com Thatiana Antunes Vieira da Silva e Ana Cristina Prado de Oliveira; e “Traduzindo uma epistemologia da educação museal: revolta e resistência”, com Thiago Consiglio.

Ao todo, o evento contará com seis mesas temáticas, além de minicursos, palestras, reuniões e atividades culturais. Organizado pelo Ministério da Cultura (Minc) e pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o encontro se estenderá até o dia 8 de julho. Para obter mais informações, acesse o site oficial do evento: https://emusemuseus.org/
Com informações: Assessoria de Comunicação e Imprensa / UCDB