Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Mulheres indígenas participam de atividade culinária oferecida pelo UniSALESIANO

Mulheres indígenas participam de atividade culinária oferecida pelo UniSALESIANO

10 de setembro de 2021

Palestra teve como tema: “Boas Maneiras de Higiene – cuidados com as mãos e com os alimentos

Uma parceria entre o Curso de Nutrição do UniSALESIANO e a comunidade Boe Bororo, de Meruri (MT), possibilitou a realização de uma palestra online sobre “Boas Maneiras de Higiene – cuidados com as mãos e com os alimentos”, para 19 mulheres indígenas.

O evento integrou o curso de “Arte Culinária”, oferecido no mês de agosto para as participantes, com o objetivo de dar oportunidade a elas de ampliarem seus conhecimentos na culinária indígena e não indígena. As atividades foram ministradas pela salesiana cooperadora, Bernadeth Campos de Paula.

O conteúdo da palestra foi elaborado pela Coordenadora do Curso de Nutrição do UniSALESIANO, Prof.ª Ariadine Pires, e pela docente Juliana Sedlack Bassani. De acordo com Ariadine, a atividade foi satisfatória, pois as participantes conseguiram absorver informações importantes para o dia a dia da aldeia. “Tiveram um aprendizado prático sobre culinária e, junto a isso, a teoria sobre a importância da higienização em todas as fases do processo culinário, que garante um bem-estar e saúde a todos. Ou seja, aprenderam sobre a alimentação segura”, definiu.

Por sua vez, o Diretor das Missões de São Marcos e Meruri, Pe. Andelson Dias de Oliveira, disse que as participantes tiveram aulas também sobre receitas básicas e também elaboradas. “Aprenderam a fazer doces, bolos, biscoitos, entre outras receitas. Também foi muito importante a participação da Coordenadora Ariadine e da professora Juliana sobre informação de higiene, cuidados e preparos dos alimentos”, explicou.

O Diretor do UniSALESIANO, Pe. Erondi Tamandaré, ressaltou a importância da parceria entre o UniSALESIANO, por meio das áreas de Nutrição e Gastronomia, e o povo indígena, pois há uma forte influência da culinária indígena na mesa do povo brasileiro. “O consumo de alimentos como mandioca, palmito, açaí, por exemplo, tem a contribuição dos povos indígenas”, comentou.

Monique Bueno
Jornalista – Unisalesiano

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS