Início Missões Indígenas Missionários Salesianos realizam primeiro encontro da Juventude Indígena em Sangradouro

Missionários Salesianos realizam primeiro encontro da Juventude Indígena em Sangradouro

344
0
Evento contou com animação do Mascote Dom Bosquinho. Foto:MSMT

Evento Comemora o Natalício de Dom Bosco

Jornada Juventude reuniu mais de 80 participantes. Foto: MSMT

Entre os dias 16 e 18 de agosto de 2024, a presença missionária salesiana em Sangradouro, diocese de Barra do Garças, organizou o seu primeiro Encontro da Juventude Indígena, em celebração ao aniversário de nascimento de São João Bosco. O evento reuniu mais de 80 jovens das etnias Xavante e Bororo, provenientes das aldeias de Sangradouro, São Marcos e Meruri, sob a coordenação da Pastoral Juvenil Vocacional.

Abertura e Primeiras Atividades

O encontro teve início na sexta-feira (16/08), às 16h, com a chegada dos jovens de Meruri e São Marcos. Eles foram calorosamente acolhidos pela comunidade salesiana de Sangradouro. Às 18h, foi servido um jantar, seguido por um momento de animação e reflexão sobre o “Sonho dos 9 Anos” de Dom Bosco, conduzido pelo padre Aldir da Silva, delegado de Pastoral Juvenil da inspetoria. Depois disso, o padre João Batista Duy Tan, SDB, fez apresentações de mágicas para, em seguida, ser feita a mensagem de “Boa-Noite” da irmã Vera (FMA). O primeiro dia do encontro finalizou com o canto de “Parabéns” a Dom Bosco no seu 209 aniversário de nascimento

Dinâmicas e Celebrações

No segundo dia (17/08) as atividades começaram com uma missa presidida pelo padre Amércio Rezende de Oliveira, diretor da presença salesiana de Sangradouro. Após a celebração, os jovens participaram de dinâmicas e trabalhos em grupos. À noite, houve apresentações de dança e um momento de convivência ao redor da fogueira, encerrado com uma mensagem do diácono José Alves de Oliveira, SDB.

Encerramento e Avaliação

Missa presidida pelo P. Aldir. Foto MSMT

A conclusão do encontro aconteceu no domingo (18/08) com a Santa Missa presidida pelo padre Aldir. Durante a Eucaristia, cantos litúrgicos nas línguas Bororo e Xavante foram entoados juntamente com os cantos em português. Após a missa, houve um almoço de confraternização, marcando o encerramento das atividades.

O assistente de pastoral Leonardo Godoy Coelho destacou a participação ativa dos jovens: “Houve uma adesão muito boa dos jovens. Todas as atividades que foram propostas eles aceitaram, participaram e realizaram.” Já o coordenador de Pastoral da Presença Salesiana de Sangradouro, P. Joseph Tran Van Lich, demonstrou grande satisfação com o impacto do encontro entre os jovens. Foi muito bonito, destacaram muitos participantes. Graças a Deus pelo encontro da juventude indígena! Que possam crescer cada vez mais na mesma caminhada acompanhada por Jesus Cristo”, declarou.