Você está em:    Home      Notícias      Animação Missionária      Missionários de Meruri celebram 120 anos de presença salesiana com Crisma de jovens

Missionários de Meruri celebram 120 anos de presença salesiana com Crisma de jovens

9 de dezembro de 2022

Dom Protógenes José Luft, SdC, Bispo Diocesano de Barra do Garças (MT) presidiu a Celebração Eucarística em Meruri nesta quarta-feira (07/12) e ministrou o Sacramento da Confirmação a 21 jovens da comunidade. A Missa foi concelebrada pelos missionários salesianos, P. Andelson de Oliveira, P. João Bosco Maciel, P. Klemens Deja, P. Slawomir Bronakowski e P. Beatus Volkmar Tola, que vieram das presenças salesianas de São Marcos, Primavera do Leste, Barra do Garças e Sangradouro.

A pequena igreja da Paróquia Sagrado Coração de Jesus ficou lotada pela comunidade que prestigiou a presença episcopal.

A festa da comunidade teve um motivo a mais pelo jubileu de 120 anos da presença salesiana entre os Boe-Bororo e a missa teve o caráter de Ação de Graças em “memória dos primeiros missionários e missionárias Salesianos de Dom Bosco, filhas de Maria Auxiliadora e os salesianos Cooperadores e leigos que de várias maneiras dedicaram suas vidas pela Salvação da juventude”, escreveu a Ir. Maristela no comentário inicial da celebração. Ela narrou um pouco da história da presença salesiana de Meruri.

“O Diretor era o Pe. João Bálzola e a Diretora, a Irmã Rosa Kiste. Construíram a primeira missão na região denominada “Toripó” (Tachos). Aí fizeram os primeiros contatos com o povo bororo, desenvolvendo posteriormente atividades educativas e de auto sustento. Sob a proteção de Nossa Senhora Auxiliadora foram expandindo sua ação e atendimento pastoral. Estendeu à Colônia Imaculada, a atual Escola Sagrado Coração de Jesus… Confiaram na Divina Providência, ao Sagrado Coração de Jesus e a Nossa Senhora Auxiliadora. No dia 07 de dezembro de 1932, foi criada   A Paróquia “Sagrado Coração de Jesus” pelo Administrador Apostólico P. João Batista Couturon. O primeiro pároco foi P. Bartolomeu Poli e o primeiro Vigário foi o P. João Batista Crema, como consta no Livro de Tombo, do ano 1932, página 8.

Ao longo destes 120 anos, grandes salesianos missionários deram suas vidas na construção do patrimônio moral, educativo-pastoral e evangelizador. Não faltaram também aqueles que tiveram a coragem de, além do suor, derramar seu sangue testemunhando com a vida em morte violenta seu amor a Cristo, ao Evangelho e aos mais necessitados: Pe. José Thannuber assassinado em Palmeiras/MT em 1920; Pe. João Fuchs e Pe. Pedro Sacilotti massacrados no Rio das Mortes em 1934; Pe. Rodolfo Lunkenbein e Simão bororo.

Louvemos ao Senhor pelos 120 anos desta história presença, pelos 90 anos de nossa Paróquia e pelos 21 jovens que receberão o sacramento da crisma nesta manhã, que o Espirito Santo infunda sobre cada um os dons e guie seus passos” .

 Após a celebração Eucarística foi servido almoço para todos os presentes na celebração e na aldeia.

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS