Início Instituição de Ensino Superior Mesa redonda na UCDB leva cuidado com a casa comum para debate...

Mesa redonda na UCDB leva cuidado com a casa comum para debate entre mestres e doutores

32
0
Mesa redonda discute RPPNs na UCDB. Foto: Divulgação Assessoria

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) sediou, na manhã desta quinta-feira (09/11) a mesa-redonda intitulada ‘Debates e Agendas para Implantação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no Pantanal’. O evento reuniu mestres e doutores, destacando-se a participação dos professores Heitor Miraglia Herrera, Laércio de Sousa e Verônica Theulen. O objetivo do evento é promover uma discussão aprofundada sobre a preservação ambiental.

Na cerimônia de abertura, realizada na quarta-feira (08/11), o professor Herrera contextualizou a história da fazenda Firme, situada entre os rios Paraguai, Taquari e Negro. Ele ressaltou a importância das RPPNs. “As RPPNs são unidades de conservação particulares”, enfatizou o docente, alinhando-se com a proposta da carta encíclica do Papa Francisco “Laudato Si”, que convoca todos os cristãos a zelarem pela ‘casa comum’.

O evento contemplou diversas oficinas temáticas, tais como ‘Conservação e Produção no Pantanal’, ‘Serviços Ecossistêmicos Culturais gerados pela fauna pantaneira’, ‘Criação de RPPN no Pantanal’, ‘Implantação de Planos de Manejo em RPPNs’, ‘Influência do Plano de Manejo e do Pagamento por Serviços Ambientais na Qualidade e Quantidade de Água para Abastecimento Público em UC’, e ‘Monitoramento da fauna de vertebrados na RPPN-Fazenda Alegria’.

O evento contou com o apoio de entidades como o Projeto Piúva-Rosa, Fundação Pró-Natureza, GEF Terrestre, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Governo Federal e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Esses apoios demonstram o engajamento e a colaboração de diversos setores na preservação da ‘casa comum’.

Com informações: Assessoria UCDB