Início Pastoral Juvenil Vocacional Jovens se reúnem para retiro vocacional em Campo Grande

Jovens se reúnem para retiro vocacional em Campo Grande

379
0
Jovens participam de encontro vocacional em Campo Grande. Foto: PAVOC

No último final de semana, de 21 a 23 de junho, 10 jovens estiveram reunidos na Casa de Retiros do Instituto São Vicente em Campo Grande para um retiro vocacional, o EIVOC. Eles vieram de diversas presenças salesianas da Inspetoria, onde recebem o acompanhamento pelas equipes locais do SAV’s.

O tema do encontro foi “O Senhor colocou-nos neste mundo para os outros”, frase de São João Bosco, Pai e Mestre da Juventude. Esse foi o tema apresentado na palestra de abertura do encontro, feita pelo Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil Vocacional da MSMT, P. Aldir da Silva. Na mesma noite do início do retiro, um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento já criou o clima de espiritualidade necessária para essa modalidade de encontro.

No sábado (22/06) pela manhã, o retiro teve a presença do Inspetor da MSMT, P. Ricardo Carlos, que presidiu a Santa Missa e fez a primeira mensagem do encontro. Ele explicou o que é a Congregação Salesiana e o que é a Vocação Salesiana. Ainda pela manhã, P. Luigi Favero, com mais de 50 anos de sacerdócio, apresentou o próprio testemunho de vida e de vocação.

Ainda no sábado, o jovem Leonardo Coelho apresentou durante a tarde a história da Missão Salesiana de Mato Grosso – Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório. À noite, os jovens se dedicaram a um momento Mariano, com a oração do Santo Terço meditado.

A experiência de retiro vocacional foi concluída com a participação na Santa Missa junto à comunidade do Curatórium do Pós-noviciado, na Capela São Francisco de Sales, a principal do Instituto São Vicente. O encontro terminou com o almoço festivo. Após o retiro, os jovens seguem animados para o acompanhamento do discernimento vocacional junto às presenças salesianas de origem.