Início Comunicação Social Já está no ar o portal mundial do Boletim Salesiano Online

Já está no ar o portal mundial do Boletim Salesiano Online

69
0

Na festa de São João Bosco deste ano (31/01), foi lançada a publicação oficial da Congregação Salesiana, o “Boletim Salesiano OnLine”. Trata-se de um projeto do Reitor-Mor, publicado em sete idiomas e, como indica o nome, disponível somente na versão on-line.

Ele tem sua função ao lado dos outros canais salesianos de comunicação. O site sdb.org é o site institucional da Congregação; o site infoans.org da Agência Salesiana iNfo (ANS) oferece notícias diárias; já o site do Boletim Salesiano OnLine (BSOL) é uma revista mensal que dá continuidade a uma tradição que vem desde os tempos de Dom Bosco.

A publicação representa uma retomada das indicações do santo fundador que, de fato, no Capítulo Superior de 17 de setembro de 1885 havia estabelecido alguns aspectos fundamentais para o Boletim Salesiano:

O Boletim não deve ser um folheto particular para cada região, como França, Espanha, Itália, etc., mas deve ser o órgão geral de todas essas regiões, isto é, da Obra Salesiana, não em particular, mas geral. A notícia é compilada de forma que todas as diferentes regiões se interessem por ela e que todas as edições nos vários idiomas sejam idênticas. Com este fim, deverão ser impressos em todas as línguas da casa mãe, pois desta forma o endereço será o mesmo para todos” (MB XVII,668).

Se no início Dom Bosco falava de alguns países, hoje a Congregação Salesiana está presente em 135 nações do mundo. A tecnologia de hoje possibilita a comunicação em tempo real de uma forma totalmente impensável há apenas alguns anos atrás. Ter a possibilidade de usar essas ferramentas para transmitir o carisma salesiano é uma grande oportunidade que não se pode negligenciar. Começamos com as línguas mais difundidas na Congregação: (alfabeticamente) alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, português. Para os demais idiomas será possível utilizar – por enquanto – os serviços gratuitos de tradução de sites (o procedimento também será indicado no novo site).

Qual é a finalidade? Apenas o definido no artigo 41 do Regulamento Salesiano: “O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco, difunde o conhecimento do espírito e da ação salesiana, especialmente missionária e educativa. Interessa-se pelos problemas dos jovens, encoraja a colaboração e procura despertar vocações. É, além disso, instrumento de formação e vínculo de unidade para os diversos Grupos da Família Salesiana. É redigido em várias edições e línguas, conforme as diretrizes do Reitor-Mor e do seu Conselho”.

E qual seria o espírito salesiano? Recordamos uma definição imparcial dos tempos de Dom Bosco, a do Cardeal Lucido Maria Parocchi, Vigário de Sua Santidade, ao final de uma conferência aos Salesianos Cooperadores, na igreja de Santa Francesca Romana, realizada por Dom Bosco em 8 de maio de 1884.

“Que coisa, portanto, de especial haverá na Congregação Salesiana? Qual será seu caráter, sua fisionomia? Se bem entendi o conceito, o seu objetivo, o seu caráter especial, a sua fisionomia, a sua nota essencial, é a caridade exercitada segundo as exigências do nosso século: ‘Nos credidimus caritati; Deus caritas est’, e se revela por meio da caridade. O século presente somente com obras de caridade pode ser atraído e conduzido ao bem”

O mundo atual nada mais quer e conhece senão as coisas materiais; não quer saber das coisas espirituais. Ignora as belezas da fé, desconhece as grandezas da religião, repudia a esperança da vida futura, renega o próprio Deus. Poderá um cego julgar cores, um surdo compreender as sublimes harmonias de um Beethoven ou de um Rossini, um idiota julgar as belezas de uma arte? Assim está o século presente: cego, surdo, sem inteligência para as coisas de Deus e da Caridade. Este século compreende da Caridade apenas os meios e não o fim e o princípio. Sabe analisar essa virtude, mas não sabe compor sua síntese. ‘Animalis homo non percipit quae sunt spiritus Dei; assim São Paulo. Dizei aos homens deste século: É preciso salvar as almas que se perdem, é preciso educar os que desconhecem os princípios da religião, é preciso dar esmola por amor daquele Deus que um dia recompensará generosamente os generosos; mas que os homens deste século não compreendem.

É preciso, pois, adaptar-se ao século, que voa em voo rasante. Aos pagãos, Deus se dá a conhecer por meio da lei natural; faz-se conhecer aos judeus por meio da Bíblia, aos gregos cismáticos, por meio das grandes tradições dos Padres; aos protestantes, por meio do Evangelho; neste século, pela caridade: «Nos credidimus caritati».

Dizei a este século: tiro os jovens das ruas para não serem atropelados pelo bonde, para não caírem num poço; retiro-os num internato, para não estragarem sua jovem idade nos vícios e libertinagens; reúno-os nas escolas para educá-los, para não se tornarem o flagelo da sociedade, não caírem na prisão; atraio-os a mim e os vigio para que não se ceguem mutuamente; e então, os homens deste século entendem e começam a crer: Et nos cognovimus et credidimus caritati, quam habet Deus in nobis” (MB XVII, 94-95).

Em última análise, a BSOL, a serviço do carisma e da Congregação, quer ser um instrumento para fazer o bem no tempo com vistas à eternidade.

Para não sermos obrigados a verificar frequentemente a existência de novos artigos, criamos várias possibilidades para nos mantermos atualizados: Facebook, Twitter, FEED – RSS, Newsletter. Os links para esses serviços podem ser encontrados abaixo e também na parte inferior do site.

Facebook: https://www.facebook.com/BSOL4

Twitter: https://twitter.com/BSOL_PT

FEED – RSS: https://www.donbosco.press/pt/feed

Newsletter: O link está no rodapé da página da web e também neste link, https://donbosco.press/pt-pt/newsletter.