Início CG 29 Inteligência artificial produz versão musical de oração para o CG29

Inteligência artificial produz versão musical de oração para o CG29

241
0
Foto: Reprodução Youtube

A Congregação Salesiana lançou uma versão musical da oração oficial para o Capítulo Geral 29 (CG29), que ocorrerá em Turim-Valdocco de 16 de fevereiro a 12 de abril de 2025. Com o tema “Apaixonados por Jesus Cristo, dedicados aos jovens”, a canção “Padre Buono” foi composta pelo Regulador do CG29, Padre Alphonse Owoudou, utilizando Inteligência Artificial (IA).

Padre Owoudou explicou seu processo: “Tenho alguma prática, adquirida nos meus dias de estudo na Universidade Pontifícia Salesiana, com algumas ferramentas de gravação e edição, que costumo usar na produção de pequenas meditações. Neste caso, dei à IA algumas indicações sobre a música e a letra, mas depois precisei corrigir pessoalmente alguns aspectos”.

A versão atual, em italiano, mantém o texto da oração quase integralmente, mas introduz um refrão e variações para torná-la mais musical. “O primeiro resultado não me satisfez”, confessou Padre Owoudou. “Era uma música bastante longa, com muitas repetições e com guitarras em ritmo de rock. Fiz alguns cortes, separando a letra em várias estrofes, eliminando um excesso de refrões e mantendo a parte que mais me satisfazia. No final, cheguei a uma versão de três minutos que também agradou às pessoas a quem mostrei”.

A música “Padre Buono” agora serve como uma ferramenta valiosa para os Salesianos que se preparam para o CG29. “Recebo muitos comentários de Coirmãos que a estão adotando como oração preparatória. Alguns rezam melhor com imagens; outros com palavras; outros, ainda, com música… E esta foi a razão dessa opção”, concluiu Padre Owoudou.

Ele agradeceu ao Padre Francesco Marcoccio, Diretor da Comunidade da Sede Central Salesiana, pela preparação da oração para o CG29. Quanto à canção, Padre Owoudou informou que um artista nigeriano, Francis E., completará a produção da base musical, que poderá ser usada para versões em outros idiomas ou como acompanhamento.

A música “Padre Buono” foi acompanhada por um vídeo produzido pela Agenzia iNfo Salesiana (ANS), que adiciona o poder evocativo das imagens à música.

Com informações: Agência Salesiana de Notícias (ANS)

Confira abaixo a composição