Início Comunicação Social Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora completa 149 anos

Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora completa 149 anos

102
0

No dia 5 de agosto a Família Salesiana comemora a fundação do Instituto Filhas de Maria Auxiliadora. Neste ano, são 149 anos de dedicação aos jovens.

O Instituto foi criado na Itália em agosto de 1872, em Mornese, na Itália, por Dom Bosco e Madre Mazzarello. Dom Bosco ansiava pela criação de um instituto feminino que pudesse realizar o trabalho educativo e evangelizador que já era promovido entre para meninos. Ao conhecer Maria Domingas Mazzarello e o trabalho que ela realizava, enxergou a possibilidade de tornar seu sonho realidade. Madre Mazzarello foi a co-fundadora e primeira diretora do Instituto.

Trinta anos depois, as primeiras irmãs salesianas chegaram ao Brasil. Aqui, as Filhas de Maria Auxiliadora fundaram sua primeira casa, o Colégio Nossa Senhora do Carmo, 1892, na cidade de Guaratinguetá, SP. A missão educativa das FMA é de dar plenitude de vida não apenas aos jovens, mas a todas as pessoas envolvidas no processo educativo nos vários ambientes onde atuam.

As Salesianas chamam-se oficialmente “Filhas de Maria Auxiliadora” porque foi a Virgem quem revelou a Dom Bosco a vontade de Deus com relação a esta nova presença na Igreja e, exatamente por isso, o Santo repetia: “Vocês pertencem a uma congregação que é toda de Maria.”

O Instituto das FMA conta atualmente com mais de 13.500 irmãs distribuídas em 1.436 comunidades, em 94 nações, nos cinco continentes. No Brasil estão  presentes em quase todos os Estados, num total de mais de 850 Irmãs que atuam em 123 Obras. A necessidade de compartilhar o carisma entre as FMA, os leigos e os jovens, dentro de uma nova estrutura de animação, capaz de responder aos apelos da missão educativo-evangelizadora, levou à nova configuração iniciada neste ano, com a passagem de 9 para 4 Províncias. É uma etapa importante na caminhada do Instituto FMA no Brasil, quase uma nova Fundação para as 4 Inspetorias: a Inspetoria Madre Mazzarello com sede em Belo Horizonte (BMM), a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), com sede em São Paulo , a Província Nossa Senhora do Amazonas , com sede em Manaus (BRM) e a Província de Maria Auxiliadora , com sede em Recife (BRE).

As Filhas de Maria Auxiliadora atuam em escolas, centros de formação profissional, casas-lares, obras para meninas de rua, associações para o tempo livre, voluntariado, catequese, obras de primeira evangelização, trabalho com indígenas, obras de promoção da mulher, atividades de microcrédito e microeconomia, entre outras.