Início Comunicação Social Inspetores e conselheiros encerram semana de exercícios espirituais com o Reitor Mor

Inspetores e conselheiros encerram semana de exercícios espirituais com o Reitor Mor

57
0
P. Ángel Artime com o inspetor e conselheiros da Inspetoria de Campo Grande (BCG)
P. Ángel Artime com o inspetor e conselheiros da Inspetoria de Campo Grande (BCG)

Desde a segunda-feira (14/02), os inspetores e conselheiros das 11 inspetorias salesianas da Região América Cone Sul estão reunidos com o Reitor-mor, P. Ángel Fernandes Artime, na cidade de São Leopoldo (RS). Ao todo são 82 salesianos, padres e irmãos, do Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile e Argentina, que participam dos exercícios espirituais no Centro de Espiritualidade Cristo Rei, pertencente à Companhia de Jesus (Jesuítas).

82 salesianos participaram dos exercícios espirituais em São Leopoldo (RS)

A Inspetoria de Santo Afonso Maria de Ligório (BCG) é representada pelo Inspetor, P. Ricardo Carlos, o vigário inspetorial, P. Elias Roberto, e pelos conselheiros, P. Wagner Galvão, P. Paulo Fernando Vendrame, P. Hermenegildo Silva, P. Andelson de Oliveira, P. Ademir Lima e Ir. Altair Monteiro da Silva. O P. Gabriel Romero, atual conselheiro regional para o Cone Sul, que não pode estar presente nos primeiros dias, chegou para o encerramento do retiro e para participar do encontro do Reitor Mor com os inspetores, a ser realizado nos próximos sábado e domingo.

P. Ángel Artime e os inspetores das 11 inspetorias da América Cone Sul

O objetivo do encontro é refletir sobre a espiritualidade salesiana na atualidade em face dos desafios impostos pela pandemia. Foram realizadas 7 conferências sobre a identidade salesiana e 4 encontros de diálogo do Reitor-mor com os demais membros. “É uma oportunidade muito bonita, muito preciosa para mim porque tenho a oportunidade de encontrar a todos eles e falamos em um conteúdo espiritual mas, ao mesmo tempo, com uma preocupação pela animação e governo dos salesianos e da família salesiana nesta parte do mundo”, afirmou D. Ángel em entrevista à TV Canção Nova.

A realidade das vocações também foi abordada no encontro do Reitor-mor com os inspetores e conselheiros. Embora a Congregação receba 450 novos salesianos por ano, o desafio na região da América do Sul ainda é grande na captação de vocacionados.

Túmulo do Servo de Deus, P. João Baptista Reus

O clima de fraternidade foi um dos pontos fortes do encontro. O ambiente da casa de retiros é propício à oração, meditação e contemplação dos mistérios divinos. Também é local de peregrinação de devotos de várias partes do Brasil que visitam o túmulo do Servo de Deus, P. João Babtista Reus, SJ, que fica no Santuário do Sagrado Coração.

 

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02